DE OLHO NO SETOR
Evento da CBIC contou com a participação do vice-presidente Hamilton Mourão e do vice-presidente do próximo governo Geraldo Alckmin, que recebeu do grupo Construção é + suas recomendações para alavancar a industrialização do ecossistema da construção
Sobre reforma tributária, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, afirmou que a reforma administrativa deve acontecer primeiro. “Não está sendo proposta uma reforma tributária ampla. A reforma que existe é para tributar o consumo. Nosso setor, que é um grande agregador de valor, vai pagar essa conta. Porque é terreno, mão de obra, despesa financeira, despesa tributária, administrativa. Eu vou pagar a mão de obra, eu pago 20% de INSS e vou pagar mais 30% em cima do 20%. Em um país que precisa de emprego, eu vou penalizar o emprego? Agora, se vier junto a desoneração da folha, você começa a falar de reforma tributária. Não o que está sendo colocado. O que está sendo colocado é simplesmente uma vantagem para quem exporta”, explicou.
A 95ª edição do ENIC tem o patrocínio do Sebrae Nacional, BRB, CV – Construtor de Vendas, Sienge, Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas. O 24º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade ainda tem o patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os eventos ainda contam com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Retomada do projeto Construção 2030
Debater o futuro da construção no Brasil foi o tema central da reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta terça-feira (6), na Arena BRB, em Brasília.
A reunião marcou a retomada do projeto Construção 2030, desenvolvido pela CBIC em parceria com o Senai Nacional. De acordo com o presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, o projeto representa um posicionamento estratégico da CBIC em relação ao futuro da construção no Brasil e tem como objetivo fomentar uma cultura voltada para inovação nas empresas.
“A reunião teve um significado muito grande para a entidade e o setor. O projeto Construção 2030, lançado em 2018, está retomado. Essa iniciativa é um avanço no quesito de inovação para o setor”, destacou.
O intuito do projeto é fomentar a cultura da inovação nas empresas, promovendo debates sobre materiais, equipamentos e tecnologias, incentivando a automação e a industrialização, além da capacitação da força de trabalho. Para isso, foram debatidos trajetória, método de trabalho e possibilidades para 2023.
Vencedores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade
Membros do Júri do Prêmio CBIC com os vencedores das cinco categorias
A 24ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade anunciou seus vencedores durante o 95º ENIC Política & Estratégia. O objetivo da premiação, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), é contribuir para a modernização da construção civil brasileira reconhecendo, premiando e divulgando soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e relacionadas à sustentabilidade dos empreendimentos do setor.
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, foi membro do Júri da categoria Materiais e Componentes, que teve como finalistas os projetos “Produtividade, economia e sustentabilidade na aplicação do aço de alta resistência com armadura pronta soldada e fôrma incorporada”, de Alessandra Moreira; “Desenvolvimento de argamassa autonivelante e estabilizada e bombeada”, de Bernardo Tutikian (vencedor), e “Revestimentos aderidos e não aderidos em placas pré-fabricadas de ultra-high performance concreto UHPC com reduzido impacto ambiental”, de Roberto Christ.