Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Estética arquitetônica, inovação e complexidade marcam obras homenageadas pelo Prêmio Obra do Ano 2024


Destaque do Júri, as fachadas dos edifícios da Praça Lindenberg foram desenvolvidas utilizando um revestimento de painéis pré-moldados, que simula a aparência do tradicional tijolo à vista


Foram sete obras selecionadas pelo Comitê do Júri, que mostraram como o sistema construtivo está preparado para vencer desafios de projetos estrutural e arquitetônico, com criatividade e soluções inovadoras, e para atender requisitos de sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental das construções

 

A vanguarda da pré-fabricação de concreto é reconhecida pela quantidade de projetos inovadores desenvolvidos pelo setor ao longo de mais de seis décadas. Nos últimos anos, essa característica se acentuou com a diversidade de setores atendidos, que tem exigido da indústria uma dedicação, conhecimento técnico e criatividade para encontrar soluções inovadoras que atendam as demandas dos clientes, aliando produtividade, eficiência, desempenho, durabilidade, qualidade e segurança ao cumprimento de cronogramas, previsibilidade e redução de custos, menor impacto ambiental, redução do consumo de materiais e recursos naturais.

As obras homenageadas pelo 13º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, uma iniciativa e realização da Abcic, retratam esse panorama, impulsionando a industrialização em concreto para alçar novos voos nos próximos anos. A solenidade de entrega da premiação aconteceu no dia 27 de novembro, em São Paulo. O Comitê do Júri selecionou projetos dentro das categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, além do vencedor do Destaque do Júri, que evidenciaram como o sistema construtivo tem sido fundamental para viabilizar obras com finalidades diferentes, que contribuem para o desenvolvimento sustentável da construção civil e da infraestrutura no país.

Nesta edição, Praça Lindenberg recebeu o Destaque do Júri, que é concedido pelo Comitê do Júri para obras excepcionais por sua magnitude ou complexidade, que se sobressai independente de sua categoria, sendo, portanto, o projeto de maior relevância no âmbito do Prêmio Obra do Ano.

Destaque do Júri: 
Praça Lindenberg

Localização: São Paulo, São Paulo
Área construída: 46.350 m²
Construtora: Adolpho Lindenberg
Início da obra: Janeiro de 2021
Término da obra: Agosto de 2024
Arquiteto: Pablo Slemenson (PSA Arquitetura)
Projeto Estrutural: Otávio Pedreira de Freitas (Topázio Azul Engenharia)
Empresa pré-fabricadora: Stamp Pré-Fabricados Arquitetônicos

Inspirado nos prédios históricos do bairro do SoHo em New York, os edifícios do empreendimento Praça Lindenberg contam com arquitetura marcante e uma praça com aproximadamente 1000 m², concebidos para celebrar os 70 anos da Lindenberg. A PSA arquitetura – Pablo Slemenson - assina as fachadas de tijolos à vista e repletas de volumes e detalhes em diferentes planos.

O atendimento ao prazo, a necessidade de se manter fiel ao conceito arquitetônico e a demanda para entrega de sistemas com alto nível de confiabilidade constituíram fatores para seleção dos pré-moldados em concreto para a execução das fachadas do Praça Lindenberg. A Stamp foi responsável pelo desenvolvimento do projeto, produção e montagem dos elementos das fachadas e forneceu subsídios para a integração com o projeto de estrutura e com as disciplinas complementares. O projetista de estruturas da fachada foi o engenheiro Fabrício da Cruz Tomo.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!