INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
A menção honrosa do Prêmio Obra do Ano na categoria Infraestrutura ficou para o viaduto acesso a Vila dos Pescadores - Km 008+300 - Cubatão – SP. Em maio de 2023, a MRS Logística iniciou um pacote de obras na Baixada Santista, incluindo a construção desse novo viaduto, cuja finalidade principal era mitigar os riscos de uma passagem de nível (PN), trazendo mais segurança para a população da comunidade “Vila dos Pescadores” na região.
Menção Honrosa:
Viaduto acesso a Vila dos Pescadores - Km 008+300 - Cubatão - SP (MRS)
Localização: Cubatão, São Paulo
Área construída: 4.779,21 m²
Construtora: Tranenge Construções
Início da obra: Maio de 2023
Término da obra: Junho de 2024
Projeto Estrutural: Catão Francisco Ribeiro (Enescil Engenharia de Projetos)
Empresa pré-fabricadora: Tranenge Construções
A OAE km 008+300 foi projetada com uma passagem superior (40m) e um estruturado leve (325,55m), devido as condições de solo local da região. Segundo João Pedro Granata Borges, gerente de Obra da Tranenge Construções, o desafio inicial foi desenvolver uma estratégia para criar um acesso que possibilitasse a execução de estacas pré-moldadas em solo mole, característica típica do terreno na Baixada Santista, especialmente na região de Cubatão.
O viaduto de acesso da Vila dos Pescadores - Km 008+300 - Cubatão – SP teve como desafio inicial o desenvolvimento de uma estratégia para a execução de estacas pré-moldadas em solo mole
Em parceria com a Enescil, foi desenvolvido um estudo alternativo que modificou a obra para uma solução industrializada de obra de arte especial. “Essa solução incluiu vigas pré-moldadas de concreto protendido, formando uma estrutura leve com placas de fechamento lateral, vigas-calha e lajes PI. No vão sobre a ferrovia, foram executadas vigas emendadas, o que permitiu uma redução drástica no prazo em relação ao cronograma original, além de diminuir custos com transporte e montagem, o impacto ambiental e a exposição dos colaboradores na ferrovia, mitigando assim os riscos de acidentes”, explica Borges.
Catão Francisco Ribeiro, da Enescil Engenharia de Projetos, responsável pelo projeto estrutural, enfatiza que a obra de arte foi complexa não do ponto de vista do cálculo estrutural, mas do projeto em si, porque a estrutura pré-moldada precisava seguir a curva da ferrovia. “Foi muito complexo. Tivemos mais de 150 pranchas de desenho para que cada elemento atendesse as demandas do projeto. Cada viga tinha um calço diferente. Foi utilizado um sistema em leque, ou seja, as vigas foram dispostas para formar um leque. Essa curvatura implicava em sobre-elevação em cada lado da obra, conforme a disposição dos elementos. A competência da Tranenge precisa ser mencionada porque as peças foram produzidas de forma precisa”, explana.
As estacas pré-moldadas possuem diâmetro de 60 centímetros e comprimento médio cravado de 31,71 metros, e o vão central de travessia sobre linha férrea contempla o total de 5 vigas longarinas bipartidas emendadas no local, pesando 82,1 toneladas e 40,37 metros de comprimento cada.
Um destaque da obra na avaliação de Borges é a concepção de um projeto estrutural mais leve para a estrutura pré-fabricada, visando garantir a execução dentro do prazo estipulado pelo cliente e do custo previsto, considerando o grande impacto dessa obra no cronograma contratual e os potenciais atrasos relacionados ao controle de recalque do aterro. “O sistema construtivo possibilitou ainda a padronização dos projetos executivos, um controle de qualidade aprimorado e a contribuição para práticas de sustentabilidade ambiental”, disse.