Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Estética arquitetônica, inovação e complexidade marcam obras homenageadas pelo Prêmio Obra do Ano 2024

Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para duplicação da PR-062 (Rodovia dos Minérios), uma via importante por conectar as cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, no estado do Paraná. A obra buscou otimizar o fluxo de tráfego e promover um acesso mais eficiente e uma mobilidade aprimorada na região, assegurando a manutenção adequada da rodovia para atender às crescentes demandas de transporte. O projeto estrutural foi de Jacídio Albini Salgado, da Engenharia e Geologia.


A complexidade da duplicação da PR-092 exigiu o desenvolvimento de um projeto de pós-tensão, acompanhado por um estudo detalhado de viabilidade para o transporte das peças

Para a implementação deste projeto de grande envergadura, a Cassol Pré-Fabricados produziu e forneceu longarinas, com comprimentos que variaram de 14,6 a 39,6 metros. A complexidade da obra exigiu o desenvolvimento de um projeto de pós-tensão, acompanhado por um estudo detalhado de viabilidade para o transporte das peças, considerando que 83% das longarinas possuíam um comprimento mínimo de 38,7 metros. A indústria também produziu pré-lajes com espessura de 5 cm, utilizadas na construção do tabuleiro das estruturas, e pingadeiras de 67 cm de altura, com espessura variando de 7,5 a 10 cm.

De acordo com Carolina Denig, do Marketing da Cassol, os maiores desafios dessa obra foram relacionados à logística e ao transporte das longarinas para o canteiro de obras, bem como à complexidade do içamento das peças. “A logística de transporte exigiu adequações nos pontos críticos ao longo do trajeto, como a realização de ajustes para garantir a segurança nas curvas e a interdição das pistas. Para isso, foi criado um plano de interdição das pistas, com sistemas de monitoramento para garantir a segurança dos usuários e da equipe. Além disso, foram desenvolvidos sistemas de transporte adaptados, como dollys e pranchas, para garantir a segurança no deslocamento das longarinas”, explicou.

Pelas longarinas pesarem cerca de 80 toneladas, foi necessário reconfigurar o sistema de balancins, utilizando pontes rolantes sincronizadas para distribuir adequadamente as forças. “A movimentação e içamento das longarinas foram cuidadosamente planejados, com ajustes nas velocidades dos carrinhos e a utilização de balancins específicos para cada ponto de apoio das longarinas”, afirmou Carolina.

A duplicação da Rodovia dos Minérios teve como principal destaque, na avaliação de Carolina, a disposição e flexibilidade da indústria e do cliente em adaptar o processo de produção das peças para garantir sua viabilidade em ambiente fabril. “A colaboração entre as equipes permitiu a realização de ajustes técnicos essenciais, como a adaptação das pontes rolantes e o desenvolvimento de sistemas específicos para o içamento das longarinas, garantindo a eficiência e segurança durante a execução. Essa capacidade de adaptação e a busca por soluções inovadoras é o que realmente diferencia esse projeto de outros, pois permitiu superar desafios logísticos e técnicos de maneira eficaz, assegurando a qualidade das peças e o cumprimento dos prazos estabelecidos”, discorreu.

O contratante optou pelo pré-fabricado de concreto e devido à eficiência em reduzir a necessidade de mão de obra, diminuir significativamente o prazo de execução da obra e garantir a qualidade das peças. De acordo com Carolina, a utilização de componentes industrializados também permitiu que a obra fosse concluída mais rapidamente, o que resultou em períodos de interdição mais curtos na rodovia e menos impacto no tráfego local. Além disso, a industrialização ajudou a assegurar que as peças atendessem aos rigorosos padrões de qualidade e segurança exigidos para pontes e viadutos, garantindo a durabilidade e estabilidade das estruturas.

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