INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Na avaliação do engenheiro, o pré-fabricado residencial é mais concepção e a busca da simplificação do que cálculo em si. “A casa foi um exercício disso, ou seja, trazer racionalidade para uma proposta muito fora da curva”, acrescenta. Para ele, o maior destaque do projeto são os oito conjuntos de peças que fazem a casa com muita felicidade, tendo um mix de soluções. “Quando falamos do residencial, não podemos nos apegar a uma solução acadêmica, mas que misture o melhor de cada um, que seja uma solução viável para ser executada e possa competir com o convencional.”
A Leonardi desenvolveu painéis externos, painéis internos, lajes de piso e lajes de cobertura, que foram transportados semiacabados ao São Paulo Expo e montados em um dia. Para sua montagem, primeiramente foi produzido um elemento C como protótipo com o qual foi possível desenvolver elementos metálicos para as situações transitórias, garantindo sustentação, estabilidade e segurança em todas as etapas (aplicação das instalações e acabamentos, carga, transporte e montagem dos módulos).
De acordo com Wilson Claro, da Leonardi, foram dois grandes desafios para a execução do empreendimento: o desenvolvimento da estrutura e a montagem da estrutura da casa em apenas oito horas. “A estrutura precisava atender às expectativas da arquitetura e as necessidades técnicas estruturais para uma montagem segura e ágil. Conseguimos a configuração ideal, após o desenvolvimento de alguns protótipos”, elucidou. Sobre o outro desafio, ele conta que o lançamento da casa ocorreria numa feira, portanto o tempo de montagem seria absolutamente exíguo. “A solução encontrada para esta demanda foi a pré-montagem na fábrica da Leonardi de 8 módulos 3D a partir dos 36 painéis 2D”, acrescentou.
Para Claro, o grande diferencial do empreendimento está relacionado à simplificação conquistada após uma infinidade de estudos e alguns protótipos, além de concentrar as etapas mais completas da construção para serem executadas no ambiente fabril, deixando para o canteiro de obra uma montagem extremamente ágil e simples.
A menção honrosa da categoria Pequenas Obras foi para a VEM Participações, localizada em São Bento do Sul (SC), e com uma área total de 1.160 m². O projeto combina simplicidade e eficiência com um design que valoriza a estética arquitetônica e o aproveitamento do espaço. A fachada principal incorpora grandes janelas, equilibrando a solidez dos blocos pré-fabricados com a leveza e transparência do vidro, resultando em um visual contemporâneo e atrativo.
Menção Honrosa:
Vem Participações
Localização: São Bento do Sul, Santa Catarina
Área construída: 1.160 m²
Construtora: Vem Participações
Início da obra: Outubro de 2021
Término da obra: Setembro de 2022
Arquiteto: João Ricardo Denk (JRD Arquitetura e Construção)
Projeto Estrutural: Mariele de Fátima Wolf (WRW Engenharia)
Empresa pré-fabricadora: Antares Estruturas Pré-Fabricadas
A aplicação de pré-fabricados de concreto garantiu um processo de construção ágil e de alta qualidade e permitiu criar um espaço funcional e moderno, adequado a sua finalidade comercial, integrando-se ao espaço urbano. “Gosto muito da solução da tecnologia dos pré-moldados de concreto. A industrialização é importante para nosso mercado. O sistema construtivo atendeu completamente os requisitos da obra, como prazo, os grandes vãos e o design, que era muito importante para o cliente”, afirmou João Ricardo Denk, da JRD Arquitetura e Construção, responsável pelo projeto arquitetônico da obra. O projeto estrutural é de Mariele de Fátima Wolf, da WRW Engenharia.