ARTIGO TÉCNICO
Victor Gustavo Chiari (1); Louis Colarusso (2); Enio Calçavara Junior (3)
(1) Gerente de Desenvolvimento de Negócios América Latina, Pentair LENTON
Mestrando em Engenharia de Estruturas pela Universidade de Campinas (UNICAMP)
(2) Diretor de Desenvolvimento de Negócios Global, Pentair LENTON
(3) Gerente Comercial América Latina, Pentair LENTON
Resumo: Nos últimos anos tem sido muito comum observar a construção de edíficios altos em grandes cidades que, por sua vez, possuem projetos estruturais de imensa complexidade e carecem de soluções de engenharia que tenham a capacidade de unir praticidade, economia, versatilidade e controle de qualidade. Alinhados a estes conceitos, o uso de elementos pré-fabricados em edificações cumpre papel essencial e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, entretanto, a conexão destes elementos ainda é um tema bastante debatido entre os profissionais da área. Paralelamente a esta discussão, a aplicação de luvas para emenda mecânica das barras de aço estão sendo especificadas pelos projetistas estruturais com frequência e utilizadas como um sistema de ligação alternativo ao tradicional transpasse em todo tipo de obra, inclusive nas estruturas pré-fabricadas. Este artigo apresentará um estudo de caso sobre a aplicação da luva de aço tipo parafusada e de rosca cônica para junção das vigas e pilares dos elementos pré-fabricados do edifício destinado ao shopping center do complexo multiuso Parque da Cidade, localizado no município de São Paulo. Como resultado observou-se que o conjunto formado pelo desenvolvimento apropriado dos estudos prévios, a correta especificação da ligação com base na terminologia prevista na normalização vigente, a proposição de procedimentos executivos adequados, bem como o acompanhamento técnico especializado, foram fatores determinantes para promover um elemento estrutural íntegro e em conformidade com o projeto, revelando as luvas como uma boa alternativa para emendar mecanicamente os elementos pré-fabricados em projetos de grande porte.
Palavra-Chave: luva parafusada, luva de rosca cônica, pré-fabricado, emenda mecânica
1 Introdução
Inspirado no conceito de cidades compactas, sustentabilidade urbana, valorização do meio ambiente e integração entre os espaços externos privativos e públicos, foi desenvolvido, no ano de 2010, o projeto do empreendimento Parque da Cidade, um dos 18 projetos ao redor do mundo que integra o Climate Positive Development Program do grupo C40 Cities e do programa Clinton Climate Initiative Cities da Fundação Clinton. O complexo tem um conjunto inédito de soluções sustentáveis que o torna apto a buscar diferentes certificações verdes, conquistando a pré-certificação LEED-ND (Leadership in Energy and Environmental Design for Neighborhood Development) nível Silver do USGBC (U.S. Green Building Council), ainda inédita na América do Sul e que, diferentemente dos outros selos, considera o entorno dos edifícios e a vizinhança, além de validar o empreendimento como um todo, enfatizando aspectos de desenvolvimento sustentável combinados com práticas de edifícios verdes.
Localizado entre a Avenida Marginal Pinheiros e a Avenida Chucri Zaidan em um terreno com área de aproximadamente 82 mil m² no coração da cidade de São Paulo, o complexo multiuso Parque da Cidade (Figura 1) foi dividido em quatro etapas (Glebas A, B, C e D) e será composto por dois edifícios residenciais, cinco torres corporativas (uma já entregue), uma torre comercial (já entregue), um hotel, um shopping center e restaurantes integrados por um parque linear de 62 mil m² constituído por ciclovias, área de lazer, pistas de cooper e diversas praças.
Figura 1 - Perspectiva ilustrada do complexo Parque da Cidade elaborada pelo escritório de arquitetura Aflalo & Gasperini, gentilmente cedida pela Odebrecht Realizações Imobiliárias