Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 9 - dezembro de 2016

ARTIGO TÉCNICO

Estudo de caso envolvendo a aplicação de luvas para emenda mecânica de elementos pré-fabricados de concreto: Parque da Cidade – São Paulo

 


Figura 12. Imagem da aplicação da luva rosca cônica em um dos nós já consolidados após a concretagem.

 


Figura 13. Detalhe de aplicação das luvas parafusadas na armação do nó entre uma das vigas pré-moldadas.

 


Figura 14. Primeira etapa da instalação dos pilares pré-fabricados (Fevereiro/2015).

 


Figura 15. Vista lateral do shopping center durante concretagem da laje do quinto subsolo (Julho/2015).

 


Figura 16. Vista panorâmica do shopping center (Julho/2015).

 


Figura 17. Vista externa do shopping center ainda em fase de construção (Maio/2016).


7 Considerações finais
Este artigo, elaborado com base nas prescrições do projeto estrutural e nos ensaios laboratoriais realizados, revelou a luva de aço como boa alternativa para o uso como ligação de elementos pré-fabricados de concreto, pois além de gerar uma economia em relação ao método tradicional de emenda e ao tempo de execução, minimiza o congestionamento da armadura. Observou-se também que as premissas estabelecidas durante a elaboração do projeto estrutural foram fatores determinantes para promover um elemento estrutural íntegro após executado, possibilitando a obtenção de um resultado final muito satisfatório. Além disso, todos os ensaios de resistência à tração realizada para este projeto, em especial, apresentaram resultados acima do especificado pela norma ABNT NBR 7480 (2007), tanto para a resistência característica de escoamento fy, quanto para a tensão na ruptura fu.
Apesar de ser utilizada a mais de 30 anos no mercado nacional e internacional, a especificação de emendas mecânicas por luvas de aço em projetos de qualquer porte ainda caminha a passos lentos e muitos trabalho ainda precisa ser feito para difundi-la como solução para a maioria das obras, pois atualmente é utilizada somente em ocasiões especiais onde o transpasse não pode ser efetivamente aplicado.
Sendo assim, como menção final, os autores recomendam o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas mais apuradas e focadas exclusivamente no comportamento das luvas de aço, além de promover uma revisão completa da norma ABNT NBR 8548 (1984), a qual está defasada quanto à instrumentação e parâmetros de interesse a serem obtidos nos ensaios, para que os projetistas tenham mais confiança em especificar esta importante solução nas obras de infraestrutura no Brasil de qualquer porte.


8 Agradecimentos
Os autores agradecem à CPI Engenharia, Pasqua & Graziano Associados e à Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) pela permissão da publicação deste artigo, pelo apoio e colaboração nas informações técnicas fornecidas. 


9 Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Barras de aço destinadas a armaduras de concreto armado com emenda mecânica ou por solda – Determinação da resistência à tração. ABNT NBR 8548. Rio de Janeiro, 1984.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado – Especificação. ABNT NBR 7480. Rio de Janeiro, 2007.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. ABNT NBR 6118. Rio de Janeiro, 2014.
AMERICAN CONCRETE INSTITUTE (ACI). Commitee 439. Types of mechanical splices for reinforcing bars. ACI 439.3R-07. Farmington Hills, EUA, 2007.
BJORHOVDE, R. Classification system for beam-to-column connections. J. Struct. Div., ASCE. V.116, n. ST11, pp 1-13, 1990.
BONI, R., VASCONCELLOS, A., BRITEZ, C., ROCHA, R., HELENE, P. Estudo de caso envolvendo concretagens de elementos de fundação de grande porte: Caso Parque da Cidade-SP. 57º Congresso Brasileiro do Concreto. Bonito, IBRACON, 2015.
ERICO INTERNATIONAL CORPORATION. Taper Threaded Rebar Splicing Systems. Cleveland, EUA, 2011.
ERICO INTERNATIONAL CORPORATION. Manual de instrução rosqueadeira de barras de aço LENTON. Cleveland, EUA, 2011.
FERREIRA, M. A. Deformabilidade de ligações viga-pilar de concreto pré-moldado. Tese de Doutorado. Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, São Carlos, 1999.
FERREIRA, M.A., EL DEBS, M. K., ELLIOTT, K. S. Modelo teórico para projeto de ligações semi-rígidas em estruturas de concreto pré-moldado. 44º Congresso Brasileiro do Concreto. Belo Horizonte, IBRACON, 2002.
JEREMIAS JUNIOR, A. C. Análise da estabilidade de estruturas pré-moldadas de concreto: influência das ligações semi-rígidas. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
SINGH, R., HIMANSHU S. K., BHALLA N. Reinforcement couplers as an alternative to lap splices: A case study. International Journal of Enginnering Research & Technology, Vol 2 Issue 2, 2013.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!