Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 9 - dezembro de 2016

ARTIGO TÉCNICO

Estudo de caso envolvendo a aplicação de luvas para emenda mecânica de elementos pré-fabricados de concreto: Parque da Cidade – São Paulo


Figura 7. Layout do shopping center do complexo Parque da Cidade.


As ligações em estruturas pré-fabricadas devem atender a diferentes critérios de projeto e de desempenho, sendo sua função principal a transferência das forças entre as interfaces dos elementos pré-fabricados, de forma que eles interajam entre si como um único sistema estrutural. Devido à complexidade do projeto arquitetônico, considerou-se desde a concepção básica do projeto estrutural a utilização de luvas como emenda mecânica dos elementos pré-fabricados. A Figura 8 mostra a elevação de uma das vigas do subsolo, enquanto que a Figura 9 ilustra o corte desta mesma viga e um detalhe da aplicação das luvas de rosca cônica em um dos pilares do primeiro subsolo.


Figura 8. Detalhe da especificação das luvas na elevação da armação de uma das vigas do subsolo.

 


Figura 9. Corte e detalhe da aplicação das luvas em um dos pilares do primeiro subsolo


Segundo a ABNT NBR 6118 (2014), as emendas em barras de aço somente podem ser feitas pelo método tradicional por transpasse em diâmetro igual ou inferior 32 mm. Como esta obra também teve a aplicação de luvas de 40 mm de diâmetro optou-se por unificar a solução de emenda das barras, alinhando praticidade à economia previamente verificada.


5 Resultados e análise
Serão apresentados a seguir os resultados dos ensaios realizados em laboratório idôneo e devidamente credenciado no Inmetro. Foram feitos ensaios em barras de aço de 20, 25, 32 e 40 mm de diâmetro com adição de luvas de emenda. A Tabela 3 apresenta um resumo dos resultados da resistência característica no escoamento fy e as tensões de ruptura fu e em cada um dos ensaios, inclusive das barras de aço ensaiadas isoladamente sem as emendas. Como referência, a Figura 10 e Figura 11 apresentam as curvas tensão versus deformação do ensaio com luva parafusada e de rosca cônica, respectivamente, para a barra de 25 mm.
De acordo com os resultados apresentados na Tabela 3, nota-se que todos os ensaios apresentaram resistência característica de escoamento fy e tensão na ruptura fu superiores ao especificado na norma nacional ABNT NBR 7480 (2007) de 500 e 540 MPa, respectivamente, para todos os diâmetros, fazendo com que todas as soluções testadas pudessem ser normalmente utilizadas para união dos pilares e vigas pré-fabricadas, sem ressalvas.
Comparativamente aos valores mínimos especificados pela norma ABNT NBR 7480 (2007), os resultados dos ensaios para a resistência característica de escoamento fy e tensão na ruptura fu foram ao menos 5% e 16.5% superiores ao especificado pela norma supracitada, respectivamente, ambas para a luva parafusada de 20 mm de diâmetro. 


Figura 10. Curva tensão versus deformação de um ensaio de resistência à tração da luva parafusada de 25 mm.

 


Figura 11. Curva tensão versus deformação de um ensaio de resistência à tração da luva de rosca cônica de 25 mm.


Após a verificação por meio de ensaios laboratoriais e comprovação da viabilidade técnica-econômica da utilização das luvas para emenda mecânica dos elementos pré-fabricados, as luvas puderam ser instaladas normalmente na obra, mesmo que já especificadas previamente no projeto estrutural. O resultado de sua aplicação pode visualizado através da Figura 12 e Figura 13. A Figura 14, Figura 15, Figura 16, Figura 17, as quais mostram a evolução da execução da estrutura pré-fabricada do shopping center do complexo Parque da Cidade.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!