Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 9 - dezembro de 2016

ARTIGO TÉCNICO

Estudo de caso envolvendo a aplicação de luvas para emenda mecânica de elementos pré-fabricados de concreto: Parque da Cidade – São Paulo

3.1. Luva de emenda parafusada
Este tipo de emenda mecânica é composto por parafusos torquimétricos que permitem utilizar a força integral da barra de aço e melhorar a integridade estrutural tanto em tensão quanto em compressão. Este sistema está sendo utilizado cada vez com mais frequência no Brasil, principalmente em situações emergenciais, onde as luvas ditas convencionais não podem ser empregadas, pois não existe a necessidade de qualquer tipo de preparação das pontas das barras de aço, além da rapidez na execução. 
A luva parafusada (Figura 3) está disponível para aplicação como união de barras de aço de qualquer diâmetro e apresenta um desempenho que atende aos requisitos impostos pelas normas nacionais e internacionais vigentes. Sua instalação é bastante simples e é feita com uma chave de impacto, sendo que o cisalhamento da cabeça do parafuso ocorrerá quando o torque especificado for alcançado (Figura 4).


Figura 3 - Luva de emenda parafusada (ERICO, 2011).

 


Figura 4 - Luva de emenda parafusada com a cabeça torquimétrica cisalhada (ERICO, 2011).


3.2.    Luva de emenda de rosca cônica
Utilizada no Brasil desde a década de 90, a luva de emenda com rosca cônica (Figura 5) vem sendo utilizada com frequência no Brasil em obras de edifícios, usinas hidrelétricas e elementos pré-fabricados, principalmente devido ao seu custo ser compatível com as emendas tradicionais por transpasse. Este tipo de luva é fabricado com rosca cônica em ambas as extremidades, criando uma junção mecânica para duas seções de barras aço e foi concebida para ser usada quando ambas as barras podem girar. A grande vantagem em se utilizar uma luva de emenda com rosca cônica é a grande facilidade de alinhamento, principalmente quando aplicada em grandes alturas.


Figura 5 - Luva de emenda com rosca cônica padrão (ERICO, 2011).

 


Figura 6 - Máquina para execução da rosca cônica (ERICO, 2011).


Todas as luvas de emenda de rosca cônica estão disponíveis para aplicação como união de barras de aço de qualquer diâmetro. Esta rosca normalmente é fabricada in loco através de equipamento especialmente desenvolvido para tal fim (Figura 6) e, para que o controle de qualidade seja realmente atribuído a esta solução, a utilização de uma chave de grifo ou torquímetro é imprescindível.


4    Dados básicos do projeto estrutural
Todo o projeto dos elementos pré-fabricados foi baseado no conceito de estruturas de esqueleto aporticados que consistem em um conjunto de elementos de pilares, vigas e lajes, interligados de forma racional entre si para compor um sistema estrutural que seja capaz de suportar e transferir as ações verticais e horizontais dos pavimentos e fachadas para as fundações, sendo este tipo de solução empregado comumente em edifícios comerciais, edifícios de escritórios e estacionamentos. Além disso, a opção por este tipo de estrutura foi feita devido à falta de espaço para instalação de um canteiro de obras, tendo-se, inclusive, que executar uma contenção provisória na região do subsolo por solo grampeado em todo o perímetro do shopping center. 
As considerações gerais do projeto em estruturas pré-fabricadas incluem a seleção do sistema estrutural, a otimização do uso dos componentes, o suprimento de serviços (fabricação, transporte e montagem), características especiais e outros itens que requerem especificações, assim como aspectos estéticos e acabamento, todos eles impostos no projeto arquitetônico. Vale lembrar que o shopping center do Parque da Cidade consiste em 6 pavimentos e outros 6 subsolos. 
A modulação e a padronização foram fatores marcantes no projeto em questão, especialmente em relação à economia na produção e execução, além do tempo reduzido para elaboração do projeto em si. Esta opção surgiu principalmente devido ao baixo custo das formas e da industrialização do processo de produção com alta produtividade, conceitos básicos das estruturas pré-moldadas. A Figura 7 ilustra um layout geral a despeito do shopping center, sendo este um dos sete edifícios de todo o complexo.
Com relação à cobertura foram utilizadas lajes alveolares e isopóricas, cujos sistemas para piso são os mais apropriados para edifícios destinados a escritórios e shopping centers devido à sua grande capacidade de alcançar grandes vãos (máximo especificado no projeto foi 9,30 m) e por permitir pisos com menores espessuras nos pavimentos. Foram empregados elementos de laje alveolar com 200 (com capa) e 400 mm (com supercapa) de espessura, enquanto que a laje isopórica possui 450 mm, considerando uma sobrecarga de 3 kN/m2. 
Com já citado, o assunto de ligações constitui-se em um dos tópicos mais importantes com relação às estruturas pré-fabricadas. O papel das ligações é fazer uma interligação racional entre os elementos pré-fabricados para compor um sistema estrutural capaz de resistir a todas as forças atuantes, incluindo ações indiretas provenientes da retração, fluência, movimentos térmicos, fogo, etc. Para desenvolver adequadamente o projeto estrutural, devem-se conhecer o fluxo de forças ao longo da estrutura quando submetida às ações verticais e horizontais, bem como compreender como as ligações interagem com os elementos dentro do sistema estrutural como um todo.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!