Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 9 - dezembro de 2016

ARTIGO TÉCNICO

Estudo de caso envolvendo a aplicação de luvas para emenda mecânica de elementos pré-fabricados de concreto: Parque da Cidade – São Paulo

Tabela 2 - Classificação das ligações semi-rígidas em estruturas pré-moldadas [FERREIRA et al. (2002)].

Zonas Fator de Restrição ar Engastamento Parcial ME⁄MR Classificação das Ligações
Zona I 0 ≤ ar< 0,14 0 ≤ ME⁄MR  < 0,20 Articuladas (ou Flexíveis)
Zona II 0,14 ≤ ar < 0,40 0,20 ≤ ME⁄MR  < 0,50 Semi-Rígidas com Restrição Baixa
Zona III 0,40 ≤ ar< 0,67 0,50 ≤ ME⁄MR  < 0,75 Semi-Rígidas com Restrição Média
Zona IV 0,67 ≤ar < 0,85 0,75 ≤ ME⁄MR  < 0,90 Semi-Rígidas com Restrição Alta
Zona V 0,85 ≤ ar < 1,00 0,90 ≤ ME⁄MR  < 1,00 Perfeitamente Rígidas

 

3 Luvas de aço para emenda das estruturas
Apesar de existirem no Brasil desde a década de 70, as emendas mecânicas de barras de aço ainda são pouco utilizadas mesmo em obras de grande porte, mesmo com custos mais atrativos em determinadas situações. A preferência pelo método tradicional por transpasse se deve à falta de cultura na utilização de emendas mecânicas já na fase de projeto, além da escassez de pesquisas acadêmicas e apelo por parte dos profissionais.
Como principais vantagens da utilização das luvas para emendas mecânicas estão as seguintes características:
    Minimização dos problemas de congestionamento na armadura;
    Melhoria da continuidade estrutural entre as barras de aço;
    Redução de mão-de-obra e o consequente custo global da estrutura;
    Instalação simples e rápida;
    Redução das fissuras no concreto;
    Permite utilizar a máxima seção transversal da barra de aço.
Apesar de ser um material que carece de um “choque cultural” na engenharia civil brasileira, existem atualmente diversos tipos de luvas para emendas mecânicas disponíveis no mercado. Todas as soluções possuem aplicações em diversas obras de infraestrutura, porém principalmente a maior viabilidade técnico-econômica está relacionada às de grande porte, como usinas hidrelétricas, edifícios, metrôs, barragens e estruturas pré-fabricadas. 
Para o caso específico do shopping center do complexo Parque da Cidade foram utilizados dois tipos de luva para conexão dos elementos pré-fabricados em concreto: parafusada e de rosca cônica, todas elas possuindo diâmetros variados de 20, 25, 32 e 40 mm. Com o intuito de atestar as referidas luvas de aço, realizaram-se ensaios de resistência à tração, inclusive de barras de referência retiradas do mesmo lote de produção, com o intuito de atestá-las, sendo o valor mínimo de tração baseado nas normas atualmente em vigor.
A ABNT NBR 8548 (1984) estabelece que os resultados obtidos nos ensaios de resistência à tração com e sem a aplicação de luvas de emenda como elemento de união de barras de aço, devem atender os requisitos mínimos definidos pela norma ABNT NBR 7480 (2007), ou seja, para a resistência característica de escoamento fy, o valor mínimo para um aço CA 50 deve ser 500 MPa, enquanto que a tensão na ruptura fu mínima imposta é de 540 MPa (108% fy). A seguir serão apresentadas as características técnicas das luvas supracitadas.
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!