Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 12 - dezembro de 2017

ABCIC EM AÇÃO

Eventos de conteúdo no Concrete Show destacam o sistema pré-moldado de concreto

Abcic promove no Concrete Congress 2017 dois eventos, incluindo curso com conteúdo organizado pela entidade e Instituto Falcão Bauer, além de seminário sobre recentes publicações de livros e normas técnicas sobre a industrialização em concreto

 
Público altamente qualificado participa dos eventos de conteúdo promovidos pela Abcic no Concrete Show 2017


Millen considera o projeto de pré-fabricado de concreto mais exigente se comparado ao sistema moldado in loco, pois, no primeiro caso, é necessário projetar para as fases de fabricação, transporte e montagem, levando em consideração, por exemplo, a ação do vento em pilares dispostos verticalmente no canteiro de obras. Millen também mencionou a importância da Avaliação Técnica de Projeto (ATP). "Aqui é importante observar uma questão ética, pois um engenheiro avalia o projeto de um colega de profissão. Se for constatado um não cumprimento de normas, o primeiro passo é falar com o projetista, porque muitas vezes a não conformidade com a norma pode ser justificada. Levar o assunto até o contratante só deve ocorrer após o contato com o projetista", concluiu o engenheiro.   
Marcelo de Araújo Ferreira, pesquisador líder do Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto (NETPRE) e coordenador do laboratório de concreto pré-moldado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) abordou a ABNT NBR 14861:2011 Lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido, cuja última revisão teve especial foco no efeito de cisalhamento e nos mecanismos de resistência a tal efeito.  
"Faz dez anos que começamos o trabalho de lajes alveolares, há dez anos foi também o meu trabalho com a fib. Por meio de ensaios desenvolvidos na USP, conseguimos estudar o cisalhamento provocado por sobrecarga nas lajes; cargas concentradas são preocupantes para lajes alveolares", comentou Ferreira. Para evitar o problema, foram desenvolvidas normativas abordando a geometria dos alvéolos e eventuais preenchimentos: "É possível dividir as lajes entre alvéolos circulares e oblongos ou lajes baixas e altas. De lajes baixas, a geometria do alvéolo não é tão importante na resistência ao cisalhamento. Além disso, é possível atentar para a falta de conformidade na produção, tanto na conformação dos alvéolos quanto na espessura da nervura.", concluiu Ferreira.  


Curso Falcão Bauer e Abcic
A Abcic promoveu durante o Concrete Show 2017 o lançamento de uma nova iniciativa para formação e capacitação de profissionais que atuam na construção civil. Em parceria com o Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ), a entidade desenvolveu o curso Qualidade das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, cuja programação terá início a partir de 2018. 
“Estamos unindo a experiência da associação e de nossos associados com um importante instituto de qualificação e certificação, com o intuito de trazer um curso que irá englobar todas as interfaces da qualidade das estruturas pré-moldadas de concreto. O desenvolvimento tecnológico obtido ao longo de todos os anos do Selo de Excelência Abcic possibilita ter um conhecimento consistente que pode ser repassado para todos os profissionais que pretendem atuar em nosso setor”, disse Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, durante a realização do curso Como avaliar a qualidade das estruturas pré-moldadas de concreto, ministrado na feira. “É uma amostra do que será proferido no curso desenvolvido pela Abcic e pelo Instituto Falcão Bauer de Qualidade”, acrescentou.
Para Roberto José Falcão Bauer, presidente do Instituto Falcão Bauer, a viabilização de cursos para treinamentos é um dos pontos-chave para a obtenção de produtos de qualidade. “Além disso, procuramos sensibilizar empresas para que invistam no treinamento de seus funcionários. Entendemos que a única maneira de crescer e melhorar a qualidade dos produtos é por meio da integração de profissionais e instituições, trocando ideias e planejando ações, como são os seminários promovidos pela Abcic”, afirmou. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!