Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 12 - dezembro de 2017

ABCIC EM AÇÃO

Eventos de conteúdo no Concrete Show destacam o sistema pré-moldado de concreto

Abcic promove no Concrete Congress 2017 dois eventos, incluindo curso com conteúdo organizado pela entidade e Instituto Falcão Bauer, além de seminário sobre recentes publicações de livros e normas técnicas sobre a industrialização em concreto


Roberto José Falcão Bauer: a viabilização de cursos para treinamentos é um dos pontos-chave para a obtenção de produtos de qualidade


“O curso visa atender uma demanda de pessoas que trabalham na área da construção e não conhecem as especificações de desempenho e desse segmento. Portanto, tem o objetivo de qualificar profissionais para que compreendam esse processo e se adequem, desde o projeto até a entrega da obra, aos critérios da Norma de Desempenho, que vai ter um impacto importante no futuro das construções”, explicou Pericles Arilho, gerente executivo do Instituto Falcão Bauer de Qualidade.
A expectativa, segundo Arilho, é que na programação de 2018 haja, pelo menos uma vez por mês, a oferta desse curso. "Temos profissionais da Falcão Bauer e da Abcic capacitados para ministrar os cursos. A ideia é mesclar a experiência da indústria trazida pela Abcic com a experiência em certificação da Falcão Bauer", finalizou. 


Professor Mounir lança 2ª edição  de obra sobre pré-moldados
Durante o seminário Atualização em Estruturas e Painéis de Concreto Pré-Moldado, promovido pela Abcic, no Concrete Show 2017, foi lançada a segunda edição do livro Concreto Pré-Moldado: Fundamentos e Aplicações, de autoria do engenheiro e professor Mounir K. El Debs. Na ocasião, o autor realizou uma palestra sobre as complementações e atualizações realizadas no livro.


Professor Mounir El Debs recebe profissionais do setor na sessão de autógrafos da 2ª edição de Concreto Pré-Moldado: Fundamentos e Aplicações


Entre a primeira e a atual edição transcorreram dezessete anos, período em que foram recolhidos resultados de pesquisas acadêmicas e exemplos nacionais de aplicação, posteriormente usados na atualização do conteúdo do livro. Também na parte de aplicações, foram aproveitados conhecimentos recolhidos em três edições do Encontro Nacional de Projeto, Pesquisa e Produção (PPP), evento organizado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).  
 “A primeira edição foi lançada em 2000 e, naturalmente, precisava de uma revisão, uma vez que alguns assuntos ficaram desatualizados, em função das pesquisas desenvolvidas, como, por exemplo, o cálculo de cálice de fundação. Outro ponto foi a incorporação de aspectos que vêm ganhando importância, como a sustentabilidade. Dois capítulos – projeto de elementos e estruturas e ligações – foram reordenados, objetivando concatenar melhor as partes”, contou El Debs. 
Segundo o professor Mounir, a parte da obra dedicada aos materiais teve mudanças em decorrência do avanço da tecnologia. "Além do concreto armado e protendido, estão sendo utilizados novos materiais, e a indústria do pré-moldado é a que têm melhores condições de receber essas novas tecnologias. Temos, por exemplo, armaduras não metálicas, que já são usadas há certo tempo". Na parte de projetos, uma importante ferramenta foi o conteúdo produzido pela Fédération Internationale du Béton (fib). "Outra publicação muito útil foi o Boletim fib nº 41 (Tratamento de Imperfeições em Elementos Estruturais Pré-Moldados), que traz muito sobre causas de problemas, algo de extrema relevância para um projetista estrutural", avaliou.  
Publicado pela Oficina de Textos e direcionado a alunos e profissionais de engenharia civil e arquitetura, com ênfase ao projeto das estruturas formadas por elementos pré-moldados, traz, oportunamente, a última atualização da principal norma brasileira sobre o assunto, a ABNT NBR 9062:2017 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.
Com mais de 400 páginas, o livro compreende desde os fundamentos do concreto pré-moldado, prosseguindo pelas aplicações em edifícios, pontes e outras construções civis e completando com os elementos de produção especializada. Na última parte são apresentados anexos, que entre outros assuntos, incluem exemplos numéricos.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!