Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Galpões logísticos e industriais

Ousados cronogramas, requisitos de desempenho, estética e sustentabilidade são viabilizados pela pré-fabricação em concreto. O sistema construtivo evoluiu acompanhando as novas exigências deste segmento, que se modernizou ao longo das últimas décadas. Novas exigências relacionadas a sustentabilidade, também beneficiam a industrialização que é um sistema eco - eficiente, ao gerar menos resíduos, utilizar menos materiais e recursos naturais e eliminar desperdícios, contribuindo para que esses empreendimentos também conquistem certificações ambientais.

Na área de galpões logísticos, a publicação trouxe o Complexo Logístico São Lourenço, formado por edifício administrativo, restaurante, portaria e galpão logístico G100, que recebeu a certificação LEED de construção sustentável. Situado em Nova Odessa, interior de São Paulo, o complexo contou com estruturas pré-fabricadas de concreto da Sudeste em todas as edificações. 

O edifício administrativo, com três pavimentos corporativos e 3.800 m² de área construída, recebeu pilares, vigas, lajes alveolares, escadas e fechamentos em alvenaria e pele de vidro. O restaurante foi viabilizado com pilares, vigas, lajes alveolares para área técnica e cobertura mista de concreto e telhas metálicas com isolamento térmico e fechamentos em alvenaria, alcançando 1.500 m² de área construída. 

O Galpão Logístico G100, com 73 mil m² de área construída e pé-direito livre sob os mezaninos de 4,70 metros e sob a cobertura de 11,80 metros, é o primeiro de um total de três galpões logísticos, cuja área total construída será de mais de 300 mil m². Nessa primeira obra foram aplicados pilares, mezaninos administrativos com vigas e lajes alveolares, 12.800 m² de fechamento em painéis de concreto, 160 docas para operação logística e cobertura metálica preparada para instalação de sistema fotovoltaico de geração de energia.

Obra em fase de montagem e obra acabada

Ficha Técnica   
Nome do Projeto: Complexo Logístico São Lourenço 
Arquitetura: CH3 Construtora e Incorporadora 
Construção: CH3 Construtora e Incorporadora 
Projeto Estrutural dos Blocos G100 e G200 e Totem da Portaria: Estrutural Projetos e Consultoria de Estruturas. 
Projetos Estrutural do Refeitório: Sudeste Pré-Fabricados / Precontrate Projetos e Construções 
Indústria de Pré-fabricado de Concreto: Sudeste Pré-Fabricados

O novo complexo industrial da PremieRpet®, situado no Porto Amazonas, no Paraná, é um empreendimento de R$ 1,1 bilhão. Realizado em menos de dois anos, conta com 92 mil m² de área construída e recebeu 10 mil m³ de concreto da Pré-Vale. 

Um dos destaques é o amplo espaço destinado ao armazém, que possui uma configuração idealizada para o sistema vertical de estocagem automatizado por transelevadores. Os pilares atingiram 33 m de altura. Para viabilizar o transporte das estruturas pré-fabricadas, os pilares foram seccionados em duas partes e, durante a montagem, foram realizadas ligações através de emendas metálicas, uma solução utilizada no segmento para maximizar verticalmente o volume de ocupação. A área também conta com vãos livres de 33 metros. 

Obra em fase de montagem e obra acabada

Ficha Técnica   
Nome do Projeto: Complexo industrial da PremieRpet® 
Construção: A.Yoshii Engenharia - Construtora e Incorporadora
Arquitetura: AG Engenharia
Projeto Estrutural: Conrado Gárcia (AG Engenharia) e Pré-vale Pré-moldados 
Indústria de Pré-fabricado de Concreto: Pré-Vale Pré-Moldados de Concreto
Volume de concreto: 10 mil m³
Tipos de peças: pilares, vigas, painéis de contenção, painéis de fechamento, lajes e vigas protendidas para cobertura

Todas as peças possuem um QR Code para identificação, permitindo total rastreabilidade. A execução contou com uma logística alinhada à entrega e montagem, em que as peças foram levadas à construção no momento da utilização, evitando estoques e movimentações. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!