INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Ousados cronogramas, requisitos de desempenho, estética e sustentabilidade são viabilizados pela pré-fabricação em concreto. O sistema construtivo evoluiu acompanhando as novas exigências deste segmento, que se modernizou ao longo das últimas décadas. Novas exigências relacionadas a sustentabilidade, também beneficiam a industrialização que é um sistema eco - eficiente, ao gerar menos resíduos, utilizar menos materiais e recursos naturais e eliminar desperdícios, contribuindo para que esses empreendimentos também conquistem certificações ambientais.
Com uma área de construída de 40.000 m², o galpão foi o primeiro construído dentro da Aeris com a pré-fabricação de concreto. Sua entrega foi em um prazo recorde, de apenas quatro meses. Para atender esse prazo, foi necessária a elaboração de um planejamento assertivo de fabricação, logística e montagem. Especificamente sobre a montagem, foi viabilizada uma estrutura para suportar uma ponte rolante de 50 toneladas com 55 metros de comprimento.
Além da questão de prazo, o pré-fabricado de concreto foi a solução com maior qualidade técnica e da menor custo. Com a terraplanagem recém-executada e o canteiro sem estrutura para receber uma solução moldada in-loco, o sistema construtivo reduziu o custo fixo da obra e se adequou às outras etapas da obra, como a cobertura metálica, a liberação de alvenaria, entre outras, que puderam ser realizadas de forma paralela. O canteiro limpo e sem resíduos facilitou a fluidez de todos os processos.
Geralmente, os galpões industriais se localizam fora das grandes cidades, o que pode haver uma dificuldade de se encontrar mão de obra. Contudo, a pré-fabricação de concreto diminui a quantidade de profissionais no local por se transformar em um canteiro de montagem. Em muitas situações, as indústrias possuem uma equipe especializada para a montagem das estruturas. Outro ponto importante é que o sistema demanda menos espaço no canteiro para armazenar matéria-prima. A tipologia das peças pré-fabricadas também é muito atrativa para esse tipo de obra, pois permite pilares mais altos.
A empresa Freitas Leiloeiro Oficial necessitava de um local para guardar seus veículos a serem leiloados e optou pela construção de um edifício de três pavimentos em pré-fabricado de concreto, com pilares de 26,70m de altura, vãos livres de até 18m e mais de 2.500m³ de concreto entre fundações e superestrutura.
O sistema construtivo permitiu uma montagem rápida e simplificada no canteiro de obras, com um tempo de construção reduzido e menor custo de mão de obra. Sua utilização também apresentou vantagens no sentido de desperdícios de materiais, facilidade de manutenção e precisão da produção em ambiente controlado, reduzindo os riscos de erros e falhas na obra.
Por se tratar de um estoque de carros para leilões, onde cada vaga será preenchida com racks especiais que comportam até 3 carros empilhados, foi utilizada uma sobrecarga de três vezes a estipulada para garagens convencionais por pavimento, além dos carregamentos dinâmicos provocados pelas empilhadeiras que transportam esses racks. Essa condição gerou desafios de dimensionamento e soluções técnicas para resistência de todas as solicitações de projeto, principalmente no que tange a estabilidade global do edifício.
Foram utilizadas peças em concreto armado e protendido com até 50Mpa, os pavimentos contam com o modelo de mesas colaborantes entre o capeamento das lajes alveolares e as vigas protendidas, além de continuidade no sentido longitudinal das vigas, considerando na concepção do modelo estrutural a formação de diafragmas rígidos em todos os pavimentos, que proporcionam travamento horizontal completo nos pórticos, garantindo assim a estabilidade global do edifício.
Um desfio para esse modelo de edificação está nas considerações de ações durante as etapas de montagem, onde surgem esforços momentâneos, que foram dirimidos conforme as etapas avançaram, e os travamentos foram consolidados. Esse edifício conta com pilares em concreto armado, vigas em concreto armado e protendido, escadas pré-fabricadas em concreto armado, painéis de vedação pré-fabricados em concreto armado, vigas e terças de cobertura em concreto protendido e lajes em painéis alveolares protendidos.
Coletânea de Obras Brasileiras
A segunda edição do livro Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto, lançado em outubro de 2022 pela Abcic, reuniu mais de 90 obras brasileiras no sistema construtivo, ressaltando sua versatilidade e a amplitude das tipologias construtivas. Especificamente no segundo capítulo, foram selecionadas 45 exemplos de projetos por seus aspectos singulares e por sua importância para o setor. Nesse sentido, uma das categorias foi “Galpões Logísticos, Indústrias e Agronegócio”.