INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Ousados cronogramas, requisitos de desempenho, estética e sustentabilidade são viabilizados pela pré-fabricação em concreto. O sistema construtivo evoluiu acompanhando as novas exigências deste segmento, que se modernizou ao longo das últimas décadas. Novas exigências relacionadas a sustentabilidade, também beneficiam a industrialização que é um sistema eco - eficiente, ao gerar menos resíduos, utilizar menos materiais e recursos naturais e eliminar desperdícios, contribuindo para que esses empreendimentos também conquistem certificações ambientais.
As peças da estrutura são fabricadas em espaços controlados conforme rigorosos padrões de qualidade que avaliam não somente os produtos, mas também todos os serviços e processos envolvidos na fabricação. O sistema oferece maior segurança na construção, já que as peças são produzidas com alta precisão e montadas no canteiro de obras com equipamentos especializados, diminuindo a possibilidade de erros ou acidentes.
Em Joinville, também em Santa Catarina, foi construído um galpão com 35,50 metros por 60 metros, com altura de 6,90 metros, com finalidade logístico-industrial. A obra é versátil, ou seja, os clientes estavam construindo para investimento sem ainda ter um possível locador. Dessa forma, ela precisa ser facilmente adaptada para diferentes usos, tornando-se mais fácil encontrar um locatário e, assim, garantir o retorno do investimento feito na construção.
Esse desafio foi superado após reuniões e conversas com os clientes, e adaptações no projeto, enquanto as peças estavam em produção na Antares. Como resultado, a pré-fabricação de concreto ofereceu a possibilidade de uma construção rápida e completa, diferente das construções tradicionais. Além disso, a construção pré-fabricada permitiu que o cliente tivesse uma maior certeza sobre o tempo de conclusão do projeto, o que é especialmente importante para projetos que serão um investimento. Isso significa que o sistema construtivo atendeu perfeitamente as necessidades do cliente, que era uma transportadora da região.
Um diferencial dessa obra foram os painéis de junta seca, produzidos com um alto padrão de qualidade. O diferencial está no sistema de encaixe junta seca, que evita a infiltração de água e proporciona maior durabilidade e resistência. Além disso, os painéis não necessitam de vedação no encontro entre eles no sentido horizontal, o que elimina a necessidade de manutenção periódica.
Os materiais utilizados na fabricação dos galpões pré-fabricados são de alta qualidade e possuem um maior controle de qualidade, por ser um processo industrializado, garantindo a resistência e durabilidade do projeto. Além disso, obras pré-fabricadas possuem um menor impacto ambiental, afinal, produz menos resíduos e possui um processo e controle de qualidade mais rígido. Por esses motivos, a construção pré-fabricada é uma opção viável e eficiente para empresas e indústrias que buscam um espaço de alta qualidade, personalizado e com menor custo e tempo de construção. Outros benefícios de um galpão pré-fabricado de concreto são: rapidez na construção e custo reduzido.
Obra em montagem e obra pronta
Para o galpão industrial de Produção e Laminação da Aeris, localizado no Porto de Pecém, no Ceará, foi desenvolvida uma solução de engenharia personalizada e otimizada pela T&A, contemplando todas as demandas do projeto, como: prazo, preço competitivo, grandes vãos, altura e cargas, adaptação para otimizar os sistemas de cobertura e fechamentos metálicos, possibilidade de embutimento dos sistemas de SPD, entre outros.
A Aeris é uma fabricante brasileira de pás para geradores de energia eólica, que atua em uma localização estratégica no Nordeste brasileiro, o que ressalta a versatilidade da pré-fabricação de concreto em atender diversos segmentos. Além disso, o setor tem se destacado também na área de torres eólicas.
Vários elementos pré-fabricados de concreto foram aplicados no galpão - sapatas, pilares armados e protendidos com seção variável (de seção H para retangular) -, que possibilitaram uma redução nas armações dos pilares de fachada e uma maior velocidade de fabricação. Os pilares centrais, que possuem menos esforços horizontais, foram simplesmente armados. Foi utilizada protensão para fabricação das vigas de suporte das pontes rolantes. Os pilares tinham altura de 23,5 metros. Também foi desenvolvida uma solução (canaleta) para as demandas de cabeamentos, tubulações e drenagem subterrâneas.