Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Galpões logísticos e industriais

Ousados cronogramas, requisitos de desempenho, estética e sustentabilidade são viabilizados pela pré-fabricação em concreto. O sistema construtivo evoluiu acompanhando as novas exigências deste segmento, que se modernizou ao longo das últimas décadas. Novas exigências relacionadas a sustentabilidade, também beneficiam a industrialização que é um sistema eco - eficiente, ao gerar menos resíduos, utilizar menos materiais e recursos naturais e eliminar desperdícios, contribuindo para que esses empreendimentos também conquistem certificações ambientais.

As terças protendidas, com modelos ensaiados em fábrica para vãos de 22,5 m, foram dimensionadas para sobrecargas das telhas metálicas zipadas mais isolamento, sistema sprinkler, iluminação e elétrica, placas fotovoltaicas e cargas acidentais, atingindo um total de sobrecarga de 71kg/m². As peças foram executadas com fck 70 Mpa e adição de cristalizante, em que o controle tecnológico do concreto foi imprescindível para não haver variação de desempenho dos elementos quanto à deformação e dessa forma não comprometer o desempenho final do telhado como um todo.

Montagem da fundação pré-fabricada com sapatas

Os projetos das mais de 10 disciplinas envolvidas no empreendimento, desde topografia às instalações de prevenção contra incêndio, foram modelados em diferentes softwares BIM com os objetivos principais de compatibilização, análise de viabilidade de soluções e extração de quantitativos. Nos modelos de estrutura pré-fabricada foram realizadas as divisões dos quadrantes de montagem a fim de determinar a distribuição de volume por tipologia de produto e equipes ao longo do tempo. A análise desses dados possibilitou o desenvolvimento de simulações 4D que auxiliassem no planejamento e no controle de recursos.

Obra em fase de montagem

Ficha Técnica   
Nome do projeto: Galpão de Produção e Laminação Aeris
Cliente: Aeris
Arquitetura: Aurion Arquitetura e Urbanismo
Projeto Estrutural: Hepta
Indústria de Pré-fabricado de Concreto: T&A 
Período de execução da obra: Dezembro de 2020 a Março de 2021
Volume de concreto: 3.000 m³
Tipo de peças: Sapatas, pilares, vigas e vigas canaletas pré-fabricadas de concreto

A construção do galpão teve como desafio garantir uma modulação integralmente em concreto pré-fabricado que otimizasse o fornecimento, transporte e montagem. Com isso, foram realizadas inúmeras simulações de cálculo para assegurar o desempenho estrutural na modulação ótima, enquanto a área de fabricação trabalhou para que houvesse uma baixa variação do desvio padrão no concreto, a fim de evitar desempenhos diferentes das peças estruturais, garantindo um comportamento uniforme como conjunto estrutural protendido.

Outro ponto desafiador foi a movimentação das peças atendendo o cronograma da obra. Para atender esse objetivo, foi necessário ter um sincronismo de três frentes de montagem ao longo do tempo, o que exigiu um planejamento exíguo para não ocorressem problemas com as interfaces de todas as disciplinas e atividades no canteiro de obra, somadas também às entregas das fábricas que deviam chegar precisamente dentro do planejado. 

Foi fundamental ainda ter uma frota própria devido à distância da obra às unidades fabris do Paraná e de São Paulo, que também foi acionada para não correr riscos de prejudicar o sequenciamento de montagem e para o cumprimento do cronograma. Como resultado, a montagem da obra do Galpão G300, no empreendimento Park Log Governador Celso Ramos, foi entregue em 216 dias, com picos de 25 cargas/dia de montagem.

Obra finalizada exterior e interior

Nesse cenário, dispor guindastes próprios com grande alcance e de capacidade que viabilizassem a montagem, de forma técnica e econômica, foi essencial para garantir o sucesso do empreendimento e viabilizar sua execução com segurança, pois se tratava de um edifício extenso com estruturas volumosas. 

O sistema construtivo foi considerado para a obra por sua capacidade de personalização de soluções e compatibilidade com especificidades do projeto, adequando-se às premissas de arquitetura, drenagem, instalações e resistência ao fogo. Além disso, a pré-fabricação é capaz de reduzir os custos da obra, uma vez que a produção em larga escala pode diminuir o preço final dos elementos estruturais. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!