Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Galpões logísticos e industriais

Ousados cronogramas, requisitos de desempenho, estética e sustentabilidade são viabilizados pela pré-fabricação em concreto. O sistema construtivo evoluiu acompanhando as novas exigências deste segmento, que se modernizou ao longo das últimas décadas. Novas exigências relacionadas a sustentabilidade, também beneficiam a industrialização que é um sistema eco - eficiente, ao gerar menos resíduos, utilizar menos materiais e recursos naturais e eliminar desperdícios, contribuindo para que esses empreendimentos também conquistem certificações ambientais.

Um dos principais destaques dessa obra foi o entrosamento entre as equipes de engenharia das empresas envolvidas, além da questão de sustentabilidade, pois a solução híbrida reduziu o consumo de materiais empregados. Isso pode ser comprovado pelo estudo do travamento dos pilares no topo da edificação e das vigas de equilíbrio na fundação do prédio num único modelo computacional, simulando o funcionamento integrado da estrutura. Considerando as características corretas dos materiais e a resposta esperada do solo em que se vai implantar a estrutura, o projeto ganha maior confiabilidade no dimensionamento dos elementos estruturais, eliminando desperdícios de projeto e reduzindo o custo da solução como um todo.

A inovação em engenharia do pré-fabricado de concreto pode ser vista no empreendimento Park Log Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, considerado o maior centro logístico do Sul do Brasil. O Galpão G300 conta com 138.300 m² de área construída e um total de 24.145 m³ de estruturas de concreto pré-fabricado. A obra foi realizada pela Cassol Real Estate Desenvolvimento Imobiliário, em parceria com a Cassol Pré-Fabricados.

Composto por pilares, vigas, lajes, escadas, painéis de fechamento, painéis de arrimo, nichos de docas, estacas protendidas e terças de concreto, a obra contou com uma estrutura de concreto com vigas principais de 22,5 metros e terças de concreto protendido também com 22,5 metros de comprimento. 

O travamento dos pilares intermediários de fachada foi realizado através do dimensionamento das vigas calha com comprimento total entre os pilares principais e ligações intermediárias, que estabilizaram o conjunto da fachada, simplificando a solução final em tempo de montagem e em custos da solução de travamento. Para isso, foi necessário uma precisão extrema na execução das peças e na montagem dos elementos para garantir a perfeição das ligações e posicionamento das peças com apoio em mais de dois pontos.

As grandes áreas de cobertura exigiram calhas para drenagem interna da edificação. Foram executados pilares com condutores pluviais de até 500 mm de diâmetro para garantir o escoamento pluvial previsto em projeto. Os pilares com condutor pluvial tiveram a utilização de fck 60 MPa com adição de cristalizante para garantir desempenho estrutural e estanqueidade da estrutura. As vigas calha, com seção de 70x130 cm e 22,5 metros de comprimento, também foram projetadas com fck 60MPa e com adição de cristalizante. Essas peças tiveram controle rigoroso de fabricação para garantir o dimensional no momento da montagem e assertividade das ligações pluviais de grande diâmetro (Ø500 mm) que garantem o escoamento das águas

Obra em fase de construção e obra finalizada

Ficha Técnica   
Nome do projeto: Galpão em Joinville
Projeto Estrutural: Antares Pré Fabricados
Indústria de Pré-fabricado de Concreto: Antares Pré-Fabricados 
Período de execução da obra: 1º de Dezembro de 2021 a 17 de Dezembro de 2021 
Volume de concreto: 240.948m³
Tipo de peças: Painéis, Vigas protendidas, Lajes e Pilares.

Já o projeto do mezanino técnico, com mais de 65.000m² distribuídos em 3 pavimentos, tinha a premissa de desempenho dimensional retilíneo devido à instalação de sistemas automatizados através de robôs que não comportam desvios estruturais e variações de espessura das capas no conjunto estrutural. Desse modo, as lajes foram dimensionadas com fck 60 MPa e necessitaram de um controle rigoroso de qualidade para que fossem desprotendidas quando o fck das peças atingisse resistência de 40 Mpa – aproximadamente 18 horas após concretagem. Esse controle foi fundamental para garantir a baixa variabilidade na deformação dos elementos ao longo do processo, bem como baixa variação na espessura da capa e consumo de material em obra.

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