INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Ousados cronogramas, requisitos de desempenho, estética e sustentabilidade são viabilizados pela pré-fabricação em concreto. O sistema construtivo evoluiu acompanhando as novas exigências deste segmento, que se modernizou ao longo das últimas décadas. Novas exigências relacionadas a sustentabilidade, também beneficiam a industrialização que é um sistema eco - eficiente, ao gerar menos resíduos, utilizar menos materiais e recursos naturais e eliminar desperdícios, contribuindo para que esses empreendimentos também conquistem certificações ambientais.
Canteiro da obra do galpão G4, da Tambasa Atacadista, em início de montagem
Ficha Técnica
Nome do projeto: Tambasa Atacadistas
Cliente: Tamig Empreendimentos Imobiliarios Ltda
Arquitetura: SCI Arquitetura – Arquitetos Paulo Souza e Henrique Aquino
Projeto Estrutural: Precon Pré-Fabricados /Paula Machado Engenharia
Indústria de Pré-fabricado de Concreto: Precon Pré-Fabricados
Período de execução da obra: Dezembro de 2022 a Dezembro de 2023
Tipo de peças: Pilares, vigas e lajes alveolares
Ela acrescenta ainda que conformidade técnica é fundamental. “A normalização se aplica ao projeto, produção e montagem, permeada por requisitos de planejamento e controle de qualidade das matérias primas aos elementos produzidos e montados na obra, equipamentos e ferramentas de montagem adequados e com manutenção em dia”.
Para apoiar a indústria e o mercado, a Abcic trabalha de forma ativa na normalização e publicou outras ferramentas indispensáveis relacionadas as boas práticas: o Manual de Montagem e, em parceria com o IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) e apoio da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), a Prática Recomendada ABNT NBR 9062:2017 – Comentários e Exemplos (CT-304) que comenta a norma, trazendo inclusive alguns exemplos numéricos.
O canteiro de obras se torna um canteiro de montagem, diminuindo o número de pessoas no local da obra, bem como planejando uma montagem segura e eficiente. Além disso, a pré-fabricação em concreto pode ser combinada com outros sistemas construtivos e diferentes tipos de acabamento, e permite a construção de layouts diferentes e personalizados para cada cliente.
Nesta edição, a Industrializar em Concreto procurou trazer alguns exemplos de aplicações do sistema construtivo em obras já finalizadas ou em andamento, a fim de exemplificar e demonstrar as inúmeras possibilidades e soluções propostas pela indústria, arquitetos e projetistas de estrutura. “Quanto maior e mais cedo possível for a integração de todos os intervenientes do processo com a indústria melhor se extraí os benefícios do uso da pré-fabricação em concreto e se potencializam os resultados finais”, lembra Íria.
Nesse sentido, está em construção o galpão G4, da Tambasa Atacadista, em Contagem, Minas Gerais. Destinado ao apoio para logística, são 100.000 m² de área de estrutura pré-fabricada de concreto, fornecidas pela Precon Pré-Fabricados, sendo 50.000 m² sobre térreo e 50.000 m² apoiados sobre laje para sobrecarga 4.000 kg/m². A obra é constituída de pilares, vigas e lajes alveolares, modulação básica de 12mx6m, com pé direito inferior de 15 metros e superior 15 metros, totalizando uma edificação com 30 metros de altura. A cobertura do galpão superior é metálica.
De acordo com Bruno Trivellato, diretor de Expansão da Tambasa Atacadistas, esse equipamento logístico embarca uma tecnologia muito avançada, por ser um galpão com dois andares, que somados contam com 100 mil m² de área. “Fizemos várias pesquisas fora do país e trouxemos essa tecnologia do Japão, uma vez que devido à escassez de terrenos, esse tipo de construção é comum. Não conseguiríamos viabilizar um projeto como esse sem o pré-fabricado de concreto”.
Como principal desafio dessa obra está o modelo estrutural concebido em conjunto com a cobertura metálica e as cargas altas atuantes, com necessidade de preenchimento de alvéolos e ligações hiperestáticas especiais desenvolvidas para atender a modulação e cargas propostas.
Um dos destaques do projeto é a solução construtiva desenvolvida para vãos e cargas especiais, que irá atender a demanda de operação logística do cliente, executada em prazo menor e com a qualidade da industrialização.