Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Galpões logísticos e industriais

Ousados cronogramas, requisitos de desempenho, estética e sustentabilidade são viabilizados pela pré-fabricação em concreto. O sistema construtivo evoluiu acompanhando as novas exigências deste segmento, que se modernizou ao longo das últimas décadas. Novas exigências relacionadas a sustentabilidade, também beneficiam a industrialização que é um sistema eco - eficiente, ao gerar menos resíduos, utilizar menos materiais e recursos naturais e eliminar desperdícios, contribuindo para que esses empreendimentos também conquistem certificações ambientais.

Para o contratante, a solução pré-fabricada agrega valor e abrange as necessidades de prazo de execução e início de operação logística da Tambasa Atacadistas, com ênfase no controle de qualidade com parâmetros industriais em todo o processo; maior segurança estrutural; melhor performance relacionada ao TRRF – tempo requerido de resistência ao fogo, sem necessidade de custos adicionais; melhor assertividade e controle de custos; menor desvio de cronograma; maior segurança na execução no site, na montagem de peças; velocidade na construção; menor manutenção. 

A Tambasa Atacadistas atende todo o território nacional e é uma das maiores redes atacadistas no segmento da construção civil no país. Para Trivellato, o crescimento das áreas de centros de distribuição e logísticos é sinônimo da evolução e consolidação de nossa empresa no mercado. E, em cada passo de crescimento, o pré-fabricado de concreto da Precon esteve junto com a atacadista.  

“Colocamos tecnologia em nossas obras através da industrialização, que gera um impacto ambiental menor ao eliminar o desperdício, e possibilita uma qualidade muito superior pelo controle da linha de produção. Quando se usa a construção in-loco, a obra fica exposta a todo tipo de intempérie. Agora, quando saímos do canteiro de obras e vamos para a indústria, essa influência diminui muito e se contrata uma mão de obra especializada. Com isso, alcançamos uma combinação muito mais harmônica da solução construtiva”, explica o diretor da Tambasa Atacadistas. 

Em sua avaliação, outro destaque da pré-fabricação de concreto é a flexibilização do layout, com infinitas possiblidades de acabamentos, mesmo dentro de um processo industrialização. “Parece contraditório, mas não é. Um sistema industrializado trata de padronização, contudo nesse sistema construtivo, além de termos a industrialização, há a personalização, ou seja, temos todos os benefícios da industrialização, mas personalizando cada projeto”, explicou Trivellato 

O aspecto fundamental da pré-fabricação de concreto para Trivellato, a cereja do bolo, é a execução da obra dentro do prazo previsto. “Os cronogramas são assertivos, justamente por estar dentro de uma linha de produção.”  

Obra em montagem e instalação pronta da unidade de Uberlândia da Braspress, que conta com dois galpões em pré-fabricado de concreto

Ficha Técnica   
Nome do projeto: Braspress Uberlândia
Cliente: Braspress
Arquitetura: Hermílon Miranda
Projeto Estrutural: Pretec
Indústria de Pré-fabricado de Concreto: Legran
Período de execução da obra: 1º de junho de 2021 a 1º de agosto de 2021
Volume de concreto:  371 m³
Tipo de peças: Pilares, vigas retangulares, vigas tesouras seção I, terças em concreto seção T, calhas em concreto seção U, laje Alveolar

Outra obra em pré-fabricado de concreto em Minas Gerais é a unidade de Uberlândia da Braspress. Baseado na ideia de estrutura geminada, são dois galpões de 20x100 metros, pé direito de 10 metros, com pórticos espaçados de 10 em 10 metros. Para a cobertura foram usadas vigas “Is” protendidas apoiadas em pilares pré-fabricados de concreto, terças e calhas em concreto protendido. Já o mezanino frontal foi constituído de pilares, vigas protendidas e laje alveolar com vão livre de 9,2 metros. 

O principal desafio da obra foi seu prazo, pois o cliente estava utilizado nessa unidade um galpão alugado. A pré-fabricação em concreto foi eficiente, ao ponto de concluir a produção e a montagem 20 dias antes do prazo contratual, isso porque foram utilizadas formas flexíveis, com 20 metros. Além da velocidade, a obra foi limpa, com o canteiro de montagem organizado, e segura, enquanto as estruturas apresentam robusteza, durabilidade, maior resistência ao fogo, oxidações e impactos.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!