Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Galpões logísticos e industriais

Ousados cronogramas, requisitos de desempenho, estética e sustentabilidade são viabilizados pela pré-fabricação em concreto. O sistema construtivo evoluiu acompanhando as novas exigências deste segmento, que se modernizou ao longo das últimas décadas. Novas exigências relacionadas a sustentabilidade, também beneficiam a industrialização que é um sistema eco - eficiente, ao gerar menos resíduos, utilizar menos materiais e recursos naturais e eliminar desperdícios, contribuindo para que esses empreendimentos também conquistem certificações ambientais.

Para o engenheiro Clayton Charantola, gerente Nacional de Manutenção Predial da Braspress, a obra necessitava de um controle rigoroso tanto na elaboração do projeto como na execução das peças, além de uma construção rápida com um acompanhamento e controle tecnológico adequado. “Por isso, optamos pelo pré-fabricado de concreto, que atende todos esses parâmetros”. 

O resultado alcançado foi excelente, tanto é que a Legran fechou um novo contrato com a Braspress para a execução de uma nova unidade em Uberaba, também em Minas Gerais. “Essa obra é um pouco menor, mas posso contar que ela está adiantada dois meses, mesmo com as chuvas na região”, disse Charantola. “ Também por esta razão, utilizamos esse método construtivo em nossas obras”, acrescentou.

Situado na chegada da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Parque Torino, um condomínio composto de oito galpões Triple A, contou com soluções estruturais 100% em pré-fabricado (pilares, vigas calhas, vigas tesouras, mezaninos com lajes alveolares e arrimos de docas) e soluções mistas (pilares e arrimos pré-fabricados e cobertura metálica), fornecidas pela Incopre.

Com 138 mil m² de área bruta locável e módulos de 1.700 a 40.000m² para as mais variadas atividades, como indústrias, armazenagem, transporte e logística; o condomínio foi construído com um sistema industrializado pela necessidade de atender os padrões de um empreendimento Triple A e para atender as demandas por menor impacto ambiental, como a redução na geração de resíduos.

Parque Torino, um condomínio composto de oito galpões Triple A, contou com soluções estruturais 100% em pré-fabricado e soluções mistas

Ficha Técnica   
Nome do projeto: Condomínio Logístico Parque Torino
Cliente: Gatti Engenharia
Arquitetura: Gatti Engenharia
Projeto Estrutural: Incopre   
Indústria de Pré-fabricado de Concreto: Incopre
Período de execução da obra:  2011 a 2021
Volume de concreto: 12.000 m³    
Tipo de peças: Pilares, Vigas Tesouras, Vigas Calhas, Arrimo de Docas, Lajes alveolares)

A obra teve como desafio ser de longo prazo, o que demandou a adequação dos custos no período da construção e a adaptação da indústria para atender os prazos de cada galpão e as mudanças de projetos. 

 No caso do Condomínio Logístico BRPR Cajamar I, localizado em Cajamar, em São Paulo, foram utilizados o sistema construtivo híbrido nos galpões e totalmente pré-fabricado de concreto nos mezaninos e edifício administrativo. Composto por três galpões - G100, G200 e G300 - e um Edifício Administrativo, totaliza uma área construída de aproximadamente 145.000 m². 

Para os galpões, foram aplicados pilares, painéis de arrimo e caixas para plataformas niveladoras (PIT) pré-fabricados e cobertura Metálica; fechamento híbrido com painéis de concreto pré-fabricado e parte com telhas metálicas; um caixão perdido com vigas de piso, painéis de contenção e lajes alveolares de piso no G200, para sobrecarga de 6tf/m². Já os mezaninos e edifício administrativo contaram com pilares, vigas, lajes alveolares, escadas e painéis de fechamento de concreto pré-fabricado. Todos os elementos foram fornecidos pela Leonardi.

Os dois principais desafios da obra estavam relacionados à parte técnica e ao cronograma. Sobre a primeira questão, a região de Cajamar tem sido muito valorizada em função de sua proximidade com São Paulo e incentivos fiscais para os operadores logísticos, entretanto a topografia da região é muito acidentada.

 Assim, os galpões foram construídos no “topo de um morro”. Com isso, foi necessária a execução de aproximadamente 20% (9.000m²) da área de piso do galpão G200 sobre “caixão perdido” com lajes alveolares, mantendo a sobrecarga de utilização de 6ton/m², para viabilizar a construção da área pretendida pelo cliente. 

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