Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Galpões logísticos e industriais

Ousados cronogramas, requisitos de desempenho, estética e sustentabilidade são viabilizados pela pré-fabricação em concreto. O sistema construtivo evoluiu acompanhando as novas exigências deste segmento, que se modernizou ao longo das últimas décadas. Novas exigências relacionadas a sustentabilidade, também beneficiam a industrialização que é um sistema eco - eficiente, ao gerar menos resíduos, utilizar menos materiais e recursos naturais e eliminar desperdícios, contribuindo para que esses empreendimentos também conquistem certificações ambientais.

A construção do “caixão perdido” demandou muitos estudos, especialmente em relação à geotecnia, piso e estrutura, pois neste trecho havia um aterro com 42 metros de profundidade, e uma possível acomodação poderia gerar alguma patologia no piso de concreto. A solução adotada para isso, em linhas gerais, foi a criação de vigas pré-fabricadas que funcionaram concomitantemente como contenção de solo e apoio para uma faixa do piso, garantindo que não se criaria um desnível (dente) entre o trecho do piso sobre o solo e o trecho sobre as lajes alveolares.

Outro ponto trabalhado foi o dimensionamento estrutural de cada edifício. Em função do comportamento do vento sobre as fachadas mais próximas às cristas dos taludes, foram feitos Ensaios Físicos em Túnel de Vento para confirmação dos esforços aos quais os edifícios estariam sujeitos. Isto possibilitou a determinação precisa dos esforços horizontais em cada um dos edifícios e suas respectivas fachadas.

Em relação ao prazo, o Condomínio Logístico precisava ser montado em seis meses, em um período chuvoso e com dificuldade de acesso e movimentação dentro do canteiro de obras. Para vencer esse desafio, foram alocadas três equipes de montagem de forma ininterrupta no canteiro de obras, trabalhando 6 dias por semana.

Canteiro em fase de montagem do Condomínio Logístico BRPR Cajamar I

Ficha Técnica   
Nome do projeto: Condomínio Logístico BRPR Cajamar I
Cliente: Construtora HTB / BR Properties
Arquitetura: A Dell’Agnese Arquitetura – Arq. Alcindo Dell’Agnese
Projeto Estrutural: Leonardi Pré-Fabricados – Eng. Marcelo Cuadrado Marin
Indústria de Pré-fabricado de Concreto: Leonardi Pré-Fabricados
Período de execução da obra: Novembro de 2021 a Abril de 2022
Volume de concreto: 5.577m³ de elementos pré-fabricados
Tipo de peças: Pilares, Vigas de Piso, Lajes Alveolares, Painéis de Fechamento, Painéis de contenção, docas pit e Escadas

O planejamento foi fundamental para a garantia dos prazos, pois todos os principais serviços da obra (terraplenagem, drenagem, estacas, blocos, montagem das estruturas, cobertura, fechamentos metálicos, piso e instalações) precisavam ser cumpridos rigidamente, caso contrário a entrega da obra pronta para o cliente ficaria comprometida. 

No prédio administrativo também havia o desafio de executar todos os fechamentos com painéis de concreto, mas atendendo fielmente as demandas da arquitetura e diversos recortes.

Um dos destaques desse projeto é a sustentabilidade. O empreendimento recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold, o que impôs desde o princípio diversas exigências para o sistema construtivo e seus fornecedores, especialmente sobre a rastreabilidade dos materiais aplicados e uso de produtos e sistema mais eco eficientes. Isso comprova que utilização de pré-fabricados em concreto, em especial para empresas com Selo de Excelência Abcic, auxilia muito o processo de qualificação do empreendimento.

Obra finalizada no interior e exterior

Outros benefícios do sistema construtivo nesta obra foram: redução de número de pessoas trabalhando dentro do canteiro de obra; redução do risco de problemas e possíveis atrasos em decorrentes das chuvas e dificuldades no canteiro de obras no verão, período de maior incidências de chuvas; maior previsibilidade e controle de qualidade do que uma obra convencional; desmaterialização da construção, em função da utilização de tecnologias mais avançadas, como o uso de concretos de Ultra Alto Desempenho e de protensão, redução de desperdício de materiais e geração de entulho para praticamente zero; e rastreabilidade completa de todos os materiais utilizados na produção dos elementos de concreto pré-fabricado.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!