GIRO RÁPIDO
HOMENAGEM
No dia 15 de maio de 2022, o setor de pré-fabricados de concreto se despediu de Vitor Hugo Deuner, profissional que foi uma inspiração para diversos profissionais do setor, por sua postura ética, sua cordialidade e pela forma como conduzia as reuniões com os clientes.
Deuner iniciou sua atuação com a construção industrializada de concreto no final dos anos 1980, quando entrou na área comercial da Cassol Pré-Fabricados. No início dos anos 1990, a empresa abriu sua primeira filial, em Curitiba, e foi ele quem estruturou o mercado e a forma de se vender o pré-fabricado de concreto. “Ele sabia assumir responsabilidades e possuía uma liderança ética incontestável. Foi uma grande inspiração no modelo comercial do Murilo Cassol, que atuou na grande expansão do pré-fabricado e no trabalho de fundação da ABCIC”, disse Felipe Cassol, presidente da Cassol Pré-Fabricados de Concreto.
Deuner também atuou fortemente na parte institucional, realizando a interface com a ABCIC. Foi diretor de Qualidade nos primeiros anos da entidade, auxiliando na consolidação do código de conduta ética. “Tive a oportunidade de trabalhar com o Vitor antes da ABCIC, quando atuava como consultora na área de pré-fabricação em contratos complexos e com requisitos técnicos especiais. Aprendi muito com ele, pois era profundo conhecedor do mercado e do setor, sempre atento em integrar o ambiente da empresa com o cliente, valorizando ambos. Mais tarde, na associação, ele exerceu um papel de agregador, estando sempre presente e apoiando o desenvolvimento de muitas ações da entidade”, afirmou Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC.
Luis André Tomazoni, diretor de Engenharia da Cassol, disse que Deuner sempre comentava que “nós precisamos falar bem do nosso negócio e não devemos falar mal do negócio dos outros”. Para ele, essa postura mostra respeito entre as companhias e respeito pelo próprio mercado. “Ele era muito leve no trato, uma pessoa amável, afável e boa de conviver. Foi uma pessoa diferenciada para a companhia e para o mercado, um exemplo de vida”.
Felipe Cassol contou uma história que mostra as qualidade de Deuner: ao visitar um engenheiro projetista, ao entrar no escritório, que era uma casa, foi mordido pelo cão. O cliente pediu desculpas, mas Deuner disse que era ele quem deveria se desculpar, pois o cachorro estava fazendo o papel dele de proteger a casa de um estranho. “Essa era a postura comercial dele, sempre deixava o cliente em situação muito confortável, com muita ética”, finalizou.
Íria Doniak e Carlos Gennari são diplomados como conselheiros do Sinaprocim
Íria Doniak e Carlos Gennari com o presidente do Conselho do Sinaprocim, José Carlos de Oliveira Lima
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, e Carlos Gennari, presidente honorário da ABCIC, foram diplomados no dia 28 de junho como conselheiros do Sinprocim - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo e do Sinaprocim – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento para quinquênio 2022/2026.
O engenheiro José Carlos de Oliveira Lima, comendador da Ordem do Mérito Industrial, presidente de Honra do Conselho Superior da Indústria da Construção – CONSIC e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, é o presidente dos Conselhos do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento e do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo, para o período de 2022 a 2026.
Lima parabenizou Íria por sua nomeação a Vice Presidência da Federação Internacional do Concreto (fib) e reforçou a importância da parceria com as entidades co-irmãs: ABCIC, ABILAJE, ABTC, ANF, ABAI, ABRASPLAC, BLOCOBRASIL, INSTITUTO CONSTRUBUSINESS e FIESP/CIESP/SESI/SENAI.