GIRO RÁPIDO
Em termos de desafios para o setor, Íria explicou que, além da tributação imposta para sistemas construtivos industrializados, há também os modelos de financiamento de longo prazo, que inibem o interesse por agilidade na construção de uma obra, que é uma característica importante da pré-fabricação de concreto, juntamente com a qualidade, eficiência, durabilidade, segurança, sustentabilidade e produtividade.
Durante o programa, também foi tratada a questão da segurança na obra. Ela explicou que a segurança é prioridade no setor, especialmente, na questão logística e de montagem. Por isso, a ABCIC lançou o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, a fim de apresentar todos os pontos centrais dessa etapa, incluindo o Plano de Rigging, aspectos de projeto, equipamentos e acessórios e como se realiza a montagem.
“É importante lembrar que o índice de acidentes do nosso segmento é significantemente menor do que na construção, mas, infelizmente, quando acontece são fatais, devido as grandes dimensões e peso das peças. Assim, a construção com pré-fabricado de concreto exige muito planejamento e as construtoras que adotam esse sistema precisam seguir por esse caminho e não pensar como uma estrutura convencional”, avaliou Íria.
Outros pontos tratados por ela foram a participação da ABCIC no âmbito acadêmico, as categorias associativas da entidade e um resumo da história de Íria no setor da construção.