Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 27 - dezembro de 2022

GIRO RÁPIDO

Giro Rápido

Outro ponto tratado por ela é quando a fábrica móvel é solução para uma obra: locais distantes dos centros produtores, o volume de obra justificar a instalar fábrica no canteiro e estar aliado ao cronograma, uma estratégia para alcançar eficiência de projeto e produção, e uma obra em conjunto com o pré-fabricado, peças menores vindas a fábrica e maiores por questões logísticas sendo produzidas no canteiro com expertise da fábrica.

Na abertura do evento, a ABCIC foi representada pelo diretor de Marketing, Wilson Claro. O presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, Afonso Mamede, lembrou que a diversificação na forma de investir em infraestrutura tem sido benéfica ao mercado de equipamento.

Pré-fabricação de concreto é apresentada a alunos de arquitetura do Mackenzie

O conselheiro do Conselho Estratégico da ABCIC, Luiz Livi, ministrou uma aula na IX edição do curso de extensão “Arquitetura e Construção: Materiais, Produtos e Aplicações”, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O convite para a ABCIC foi feito pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

O curso visa levar aos alunos da graduação e da pós-graduação conhecimentos sobre materiais e componentes da construção civil aplicados em projetos de arquitetura e urbanismo, incluindo o concreto, apresentando as inovações de cada setor. São avaliadas ainda obras nacionais e internacionais.

Segundo Livi, estiveram presentes cerca de 40 alunos e o objetivo de sua aula foi apresentar a tecnologia do pré-fabricado de concreto. “Abordei todos os processos que envolvem a pré-fabricação de concreto, bem como mostrei as tipologias construtivas mais usuais”, disse.

Programa Resenharia conta com a participação de Íria Doniak

O episódio 22 do programa Resenharia, apresentado pelos engenheiros Carlos Regattieri e Bernando Tutikian, convidou a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, para falar sobre a pré-fabricação de concreto no Brasil, bem como contar a história da ABCIC e a trajetória profissional da executiva.

A conversa começou com Íria relatando as atividades desenvolvidas pela entidade ao longo de 21 anos e explicando a diferença entre o pré-fabricado de concreto e pré-moldado de concreto. Nesse sentido, comentou sobre a ABNT NBR 9062 - Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, principal norma do setor, e também sobre os precursores, como o professor Augusto Carlos de Vasconcelos, que implantou a primeira pista de protensão no Brasil.

Os apresentadores reforçaram a importância da industrialização da construção. Desse modo, Íria trouxe algumas ações para fomento e disseminação da industrialização, como o GT Industrialização, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais para Construção (Abramat), o programa Construa Brasil, lançado pelo Ministério da Economia, que contou com uma meta específica sobre industrialização e participação ativa da ABCIC.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!