Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 27 - dezembro de 2022

GIRO RÁPIDO

Giro Rápido

A 5ª edição do Incorpora, Fórum Brasileiro de Incorporadoras, tratou no dia 29 de setembro do balanço do mercado imobiliário pós-pandemia, do papel do setor para o crescimento do Brasil e dos desafios para o futuro.

Luiz França, presidente da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), organizadora do evendo, ressaltou que o setor de incorporação continuará como uma das alavancas do crescimento nacional e que a demanda por imóveis seguirá firme, independente do resultado das próximas eleições. “O setor seguirá como protagonista no processo de crescimento do PIB e geração de emprego e renda”, disse.

Na sequência, Antonio Setin, presidente da Setin Incorporadora, comentou sobre o aumento dos custos no setor, decorrentes da desorganização causada pela pandemia e pela guerra entre Rússia e Ucrânia, e destacou que o país fez a lição de casa corretamente para superar os desafios de forma rápida.  Também ressaltou a preocupação do setor com a sustentabilidade. “Há um movimento crescente de conscientização sobre o impacto das edificações no meio ambiente, o quanto emitimos de gases do efeito estufa, e como podemos contribuir para as metas climáticas.”

José Ramos Rocha Neto, presidente da Abecip, apresentou dados sobre o crédito, e Gilson Finkelsztain, presidente da B3, abordou o crescimento da LIG e LCI, fontes alternativas de funding para o setor. Os painéis debateram as tendências para o mercado imobiliário, os desafios dos setores de incorporação e financeiro e transformação digital. O encerramento do Incorpora 2022 foi marcado pela assinatura do termo de adesão da ABRAINC ao Pacto Global, um chamado para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

M&T Expo 2022 marcou a retomada de negócios para a área de equipamentos

Realizada de 30 de agosto a 02 de setembro a 11ª Edição da M&T Expo reuniu mais de 600 marcas expositoras em 54 mil metros quadrados, e teve mais de 30 mil visitas. Na parte de conteúdo, foram 192 horas de programação que contou com 52 palestrantes e especialistas. A engenheira iria Doniak, presidente executiva da ABCIC, ministrou palestra no Fórum Inovações e Tendências da Construção.

Ela tratou sobre fábricas móveis no canteiro de obras ou fabricação off-site e comentou sobre os conceitos de racionalização, industrialização, construção off-site, construção modular e coordenação modular. Abordou um estudo da McKinsey que aponta mudanças na construção civil, com a entrada de novos entrantes, maior digitalização e desenvolvimento de novos materiais. “Com as questões envolvendo sustentabilidade e aumento de produtividade, a industrialização está cada vez mais em pauta”, afirmou.

Em sua palestra, ressaltou a importância de respeitar as normas técnicas, que garantem a qualidade, durabilidade e segurança da construção. No caso do pré-fabricado de concreto, citou a norma principal a ABNT NBR 9062 - Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, as diferenças entre pré-moldado e pré-fabricado, os requisitos de uma fábrica e o uso de tecnologia, como o BIM, sistema carrossel, tecnologia de concreto, entre outros.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!