GIRO RÁPIDO
Entre os dias 19 e 23 de agosto, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com apoio do Sebrae Nacional, realizaram a 3ª edição do Construa Minas, em Belo Horizonte, reunindo representantes do setor da construção.
No dia 20 de agosto, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promoveu o Seminário “O futuro já chegou: impressão 3D e construção modular off-site”, com a palestra da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, sobre inovação e competitividade m sistemas off-site no Brasil e no mundo. Em sua apresentação, trouxe uma visão geral do mercado, bem como a importância da industrialização para a construção civil nacional, englobando o que tem sido feito no campo internacional.
Outra palestra direcionada ao tema foi ministrada por Martin Maass, gerente da Progress Group, associada à Abcic, que versou sobre a construção off-site com painéis pré-fabricados no Brasil, que é uma tendência que tem se consolidado no país.
Para Renato Michel, presidente do Sinduscon-MG, o Construa Minas 2024 superou as expectativas, com 35 entidades, 200 palestrantes e quase 6 mil inscrições, e tem sido fundamental para unir a cadeia produtiva da construção e enfrentar desafios do setor.
Renato Correia, presidente da CBIC, destacou que o evento ganha mais força, a cada ano, discutindo temas estratégicos do setor e mobilizando a construção mineira e outras regiões do Brasil.
Palestra de Íria Doniak durante o evento
O Sinduscon Goiás foi anfitrião do Almoço de Confraternização e Encerramento do 17° Ciclo de Ações da Comunidade da Construção (CCGO), realizado no dia 5 de dezembro, em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e com coordenação técnica da CCGO/UFG.
O evento, que destacou o compromisso com a inovação e o avanço da construção civil no estado, teve a palestra da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, sobre construção industrializada, reforçando como a industrialização pode transformar a produtividade e a sustentabilidade do setor. “Foi uma oportunidade de mostrar aos empresários da construção de Goiás a importância da industrialização para vencer os atuais desafios da escassez de mão de obra, aumento de produtividade, maior rentabilidade e diminuição do impacto ambiental”, disse.
Oswaldo Cascudo, coordenador Técnico da CCGO, tratou dos Resultados do 17° Ciclo da CCGO (2024), enquanto Hidebrair Freitas, Presidente do Sinduscon Goiás, salientou como a entidade permanece empenhada em fomentar a troca de conhecimentos e apoiar ações que promovam um impacto positivo no mercado e na sociedade, contribuindo para o crescimento sustentável da construção civil em Goiás.
De acordo com Íria, o convite foi feito porque industrialização está na pauta como um dos temas prioritários, com expectativas da realização de um evento sobre o assunto. "A comunidade da construção de Goiânia tem uma militância relevante para o setor no Estado, com ações bem estruturadas através da liderança do professor Oswaldo Cascudo. Foi uma iniciativa da ABCP há 22 anos, que continua apoiando os trabalhos. A palestra abriu o ciclo do próximo ano", disse. “O papel da Abcic é apoiar ações desta natureza e levar informações confiáveis sobre industrialização da construção civil em todo o Brasil. Foi muito importante participarmos deste momento”, complementou.
O encerramento do 17º Ciclo da Comunidade da Construção reforçou o papel do SindusCon Goiás como referência em inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável e promoção da industrialização no setor da construção civil.