ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Ana Maria Castelo
Meu ingresso na área da construção foi por acaso. Após defender o mestrado na FEA/USP trabalhei inicialmente com finanças públicas. Quando surgiu uma vaga para economista em uma grande entidade setorial, aceitei. Apesar de não saber nada sobre o setor, achei o desafio interessante, pois iria contribuir para a elaboração de novos indicadores. Foi fascinante participar desse processo de produção de conhecimentos e acabei ficando lá por mais de dez anos. Depois de tanto tempo, não dava mais para me dissociar do assunto”.
Anestine Amanda Jaeger
Duas histórias mais recentes foram muito importantes na minha vida. A primeira delas foi de me encorajar na busca por um novo desafio profissional depois de 11 anos à frente da engenharia e qualidade, migrando para a área industrial e agregando às minhas atribuições a produção da empresa. O que num primeiro momento pareceu muito diferente para mim e um salto arriscado, depois se mostrou algo que além de grandes desafios, me trouxe muitas alegrias. A segunda, já durante a gestão industrial, foi de presenciar mulheres agregando à empresa em funções antes exclusivamente masculinas”.
Bruna Catoia
Em minha carreira tiveram dois momentos muito importantes. O primeiro momento foi em 2007 ao terminar meu mestrado recebi do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON o “Prêmio Destaque do Ano de 2007, pela Dissertação de Mestrado na Área de Estruturas, intitulada: “Comportamento de Vigas Pré-Moldadas Protendidas com Ligações Semi-Rígidas”, sob a orientação do Professor Dr. Marcelo de Araujo Ferreira. Vale ressaltar que posteriormente vim a saber que fui a primeira mulher a receber o prêmio Destaque do Ano na área de Estruturas. Já o segundo foi em 2011 quando fui chamada, a partir da aprovação no concurso público federal para o cargo de engenharia civil da UFSCar, para trabalhar no NETPre (Núcleo de Estudos e Tecnologia em Pré-moldados de Concreto), o laboratório criado por meio da interação UFSCar e ABCIC, que vi nascer, acompanhei todas as suas principais atividades e estive presente desde sua inauguração, tendo nele desenvolvimento todos os ensaios que me garantiram o título de Mestre e depois de Doutora”.
Daniela Gutstein
O segundo desafio foi a coordenação da revisão da norma de Lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido, onde iniciei os trabalhos como secretária indicada pela ABCIC na ocasião. Na metade do processo, o coordenador Prof. Marcelo de Araújo Ferreira (UFSCAR) precisou se desligar da coordenação da Comissão ao viajar para Inglaterra por ocasião de seu pós-doutorado; dei continuidade aos trabalhos e publicamos a norma em 2011. A ABNT NBR14681:2011 foi muito inovadora em diferentes aspectos se tornando uma importante referência até mesmo para a revisão seguinte da ABNT NBR 9062. O desafio maior na participação das comissões de normas técnicas acredito que tenha sido a conciliação das diferentes visões dos membros participantes, mas que ao mesmo tempo também se apresentou bastante enriquecedor”.
Geórgia Grace
No meu último dia de trabalho numa multinacional fui surpreendida ao receber um presente, num gesto carinhoso e inesquecível da funcionária da limpeza que cuidava do nosso bem estar na sala da Engenharia de Infraestrutura. Quase dois anos depois, nos meus primeiros movimentos já como assessora técnica da CBIC e acompanhando o presidente e VP da Câmara, na antessala do gabinete do Ministério do Meio Ambiente, cruzamos com os convidados da audiência anterior à nossa, quando fui carinhosamente reconhecida pelo CEO e VP da mesma empresa multinacional, que se despediam da ministra e na frente de todos me desejaram sucesso no novo desafio em Brasília. Sempre lembro desses dois eventos conectados e não distingo qual mais valoroso para mim”.
Íria Lícia Oliva Doniak
Todos os desafios que enfrentei em minha carreira, especialmente na indústria de materiais e da pré-fabricação, me habilitaram estar há 12 anos à frente da ABCIC, que considero mais do que um trabalho, uma missão. Ao longo da minha vida sempre fui movida a desafios. Hoje estou cursando o MBA – FGV em economia com ênfase em Relações Governamentais; estarmos atualizadas, nos reinventado a cada dia é uma parte fundamental de nossa jornada. Muitos momentos foram emocionantes desde o início de minha carreira e em especial o convívio com os meus mentores em cada etapa, sendo o primeiro deles e que me inseriu neste universo, o Dr. Dante Bianco (In memoriam), da Bianco Tecnologia de Concreto em Curitiba, meu primeiro estágio a quem gostaria de render minha homenagem. Reconhecimento nos emociona e receber em 2013 a homenagem da revista O Empreiteiro, com outras mulheres notáveis da engenharia brasileira e em 2017 o Prêmio Gilberto Molinari, concedido pelo IBRACON durante o 59º Congresso Brasileiro do Concreto, são datas que me trazem lembranças memoráveis. Acima de tudo sou grata a Deus e a minha família, pois direção, proteção e apoio são essenciais” .