Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

GIRO RÁPIDO

Homenagem - Ademar José Cassol, um dos precursores da pré-fabricação no país

As potenciais aplicações, as oportunidades e os riscos da Inteligência Artificial (IA) e dos Sistemas Generativos para a cadeia produtiva da construção civil foram apresentados no 3º Seminário iCON Hub de Inovação, que foi realizado em 31 de maio, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

Wilson Claro, diretor de marketing da Abcic, representou a entidade na ocasião e destacou algumas avaliações trazidas pelos especialistas, que proferiram as palestras. “Foram apresentadas a conceituação e o histórico da IA, especialmente voltada para a experiência do cliente; foram trazidas informações sobre a MIA (Morada Inteligência Artificial), uma IA focada na qualificação de leads, que tem sido usada por diversas incorporadoras para serem mais eficientes no atendimento e na conversão de vendas”, contou. 

Atualmente, o sistema avalia mais de 8.000 leads por mês, com apenas 4 pessoas no atendimento humano. Isso é possível porque a IA faz uma qualificação extremamente ampla dos leads, inclusive analisando a capacidade de crédito, localização mais adequada do imóvel procurado, situação cadastral entre outros. Assim, a taxa de conversão aumenta exponencialmente quando a pessoa chega ao corretor de imóveis.

De acordo com Claro, foi possível compreender que o grande desafio na construção de uma IA eficiente é aprender a fazer as perguntas certas. Além disso, as pessoas e as empresas precisam estar abertas para a disrupção, encontrar informações inesperadas e até mudar a forma de lidar com seu negócio. 

 O evento do Sinduscon-SP também trouxe o foco destas apresentações exemplos práticos e reais do uso de IA nos projetos, como os cases de Design Generativo na definição dos espaços e proposição de diversas opções de plantas e implantações de empreendimentos, e de projeto automatizado via IA para formas de paredes de concreto, desenvolvido junto à MRV, que possibilitou a redução de 90% no tempo de projeto; estoque Centralizado; e eliminação de erros

Industrialização em concreto será destaque do Rio Construção Summit

O Rio Construção Summit, promovido pelo SindusconRio, entre os dias 19 e 21 de setembro, no Píer Mauá, debaterá os relevantes e atuais desafios para a construção civil. Líderes e players globais estarão reunidos para debater a conjuntura atual e as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil. Inovação, principais tendências, geração de empregos e a retomada do setor estão entre os temas do encontro. 

No dia 20 de setembro, a partir das 15h30, será promovida a mesa-redonda "A Industrialização da Construção em Concreto - Soluções Sustentáveis para as Edificações", com moderação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.

Entre os debatedores estão Felipe Cassol, CEO Cassol Pré-Fabricados e presidente do Conselho Estrátégico da Abcic, Augusto Pedreira de Freitas, diretor da Pedreira de Freitas Engenharia, Jayme Lago Mestieri, diretor da JLM Arquitetura, e Roberto Clara, diretor da Lucio Engenharia. 

O Rio Construção Summit 2023 conta com a parceria da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e tem como parceiros estratégicos a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura (Sinicon), a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento ainda tem com o apoio do Governo do Estado do Rio e Prefeitura do Rio.

Agende-se e participe: https://www.rioconstrucaosummit.com.br/

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!