Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

GIRO RÁPIDO

Homenagem - Ademar José Cassol, um dos precursores da pré-fabricação no país

FILI 2023 destaca inovação e inteligência artificial na incorporação imobiliária

A 4ª edição do Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação (FILI) foi realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), no dia 20 de junho, e foi prestigiado por mais de 500 pessoas. 

“O foco do FILI 2023 foi na inovação e inteligência artificial aplicada à Incorporação, além de debates relativos às altas taxas de juros e seu impacto no mercado imobiliário”, explicou Wilson Claro, diretor de Marketing da Abcic, que representou a entidade neste evento. 

O presidente da ABRAINC, Luiz França, lembrou que hoje o Brasil ocupa uma triste liderança: a de detentor dos maiores juros reais do mundo. Isto porque, com a Selic de 13,75% e inflação acumulada de 12 meses em 3,94%, temos um juro real de 9,4% ao ano. Isto coloca o país bem acima do segundo colocado, o México, com 6,6%. 

Nos atuais patamares, a Selic inibe investimentos e compromete a geração de empregos no país, prejudicando, principalmente, a população de menor renda, que fica cada vez mais distantes do sonho da casa própria. Por isso, a redução da Selic seria a melhor forma de promover o acesso de novas famílias à moradia. 

A programação robusta contou com a participação de vários especialistas em diferentes painéis. Foram debatidos os avanços da digitalização dos negócios e as oportunidades com a ampliação da rede 5G; a conexão do mercado imobiliário com o ecossistema de funding; as evoluções tecnológicas e legais para ampliar as oportunidades de crédito; o uso intensivo de dados para possibilitar a tomada de decisões mais corretas na incorporação; a análise dos estoques imobiliários; soluções tecnológicas para facilitar a gestão do “dia a dia” das empresas; o uso efetivo do BIM pode potencializar a comunicação, a produtividade e as soluções de projeto, além de possibilitarem a redução ou eliminação de ajustes em obra e desperdício de material.

A questão do uso da IA no mercado imobiliário foi um tema de destaque, na avaliação de Claro. “Os resultados do uso intensivo de IA no atendimento aos clientes têm surpreendido positivamente, conforme apontado pelos painelistas, que ainda avaliaram que a tecnologia pode ajudar a conhecer mais profundamente os clientes. Além disso, o atendimento tem evoluído cada vez mais”, disse. 

Na opinião de Claro, também foi importante o fato de os painelistas ressaltaram a importância de investir em ferramentas de gestão de dados, de buscar a integração das equipes de forma contínua e do incentivo para que os colaboradores tragam ideias e não tenham o medo de errar. 

O FILI também abordou a importância do investimento em inovação para o aumento da produtividade do setor; os próximos passos de tecnologia para incorporação e construção; e como aplicar a tecnologia em favor da eficiência operacional, integração, produtividade e controle dos processos.

Prêmio Produtividade do Mesmo Lado

Em 2023, os vencedores do Prêmio Produtividade do Mesmo Lado foram o Grupo Patrimar na Categoria Replicabilidade, pela implantação de um sistema de gerenciamento de projetos que melhoraram a produtividade de suas obras e reduziram em 45% os custos; a Trisul, na categoria Solução Técnica ao apresentar um sistema de paredes modulares que melhora a produtividade em até 35%; a Brasil ao Cubo na categoria Integração Fornecedor, com uma solução que permitiu a construção modular quatro vezes mais rápida de obras de ampliação do Hospital Albert Einstein; a Tecverde na categoria Impacto na Obra, com um sistema industrializado que agilizou quatro vezes o prazo de entrega de salas de aula em uma obra de uma escola pública no Paraná; e a Canopus no Segmento Econômico, com a aplicação da metodologia Lean Construction que melhorou em 25% a produtividade de uma obra de mais de 43 mil metros quadrados. A Construtora BS levou o prêmio do Júri Popular ao construir uma torre em apenas 15 dias utilizando paredes autoportantes e outras soluções industriais.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!