Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 26 - setembro de 2022

DE OLHO NO SETOR

IBRACON celebra Jubileu de Ouro, projetando os desafios para os próximos 50 anos

Evento contou com a participação da ABCIC, que foi representada pelo presidente do Conselho Estratégico, Felipe Cassol, e pelo presidente Honorário, Carlos Gennari.

O presidente do IBRACON trouxe os valores e legados do cinquentenário da instituição, baseado em quatro pilares: compromisso com o avanço e a inovação da tecnologia do concreto e da engenharia em benefício da sociedade; pluralidade e respeito de uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, químicos, geólogos, tecnólogos, estagiários, que têm respeito pela opinião dos outros e busca o consenso, tendo como norte a ciência, os fatos, a pesquisa, os ensaios, a coerência como fiel das decisões; ambição nacional: nasceu e se mantém com a visão de que todas as regiões do país são importantes e que o conhecimento precisa ser levado a todos, com a criação, manutenção e estímulo das regionais; e compromisso com o país, contribuindo com as normas técnicas, posicionando-se proativamente sobre as tragédias, envolvendo-se em grandes projetos nacionais, certificando pessoal técnico e qualificando profissionais.

Ele lembrou ainda que por seu trabalho e protagonismo, desde muito cedo, o Instituto atraiu para seu entorno parcerias nacionais e internacionais de notória relevância para a engenharia do concreto, tornando cada discussão e troca de informações atual e valiosa. "Mais do que parceiros e apoios formais, amadurecemos ao longo dos anos relações duradoras de amizade com os atores da cadeia produtiva do concreto", enfatizou. 

Ao final de seu discurso, Helene salientou que o Ibracon chegou ao Jubileu de Ouro porque foi construído um alicerce estável e seguro. "Seguiremos nessa jornada por novos 50 anos, superando os grandes desafios que o futuro nos apresentará. Mas não se enganem e nem se acomodem, pois a história mostrou que o Ibracon não espera passivamente o futuro, ao contrário desde seus fundadores, desenhamos o caminho do futuro das construções em concreto no país", explicou.

Benedito Braga, presidente da Sabesp, falou sobre o papel fundamental desempenhado pelo concreto e parabenizou o Ibracon, que "leva conhecimento e busca inovação no uso do concreto, que é material essencial para obras de saneamento, que trazem saúde e bem-estar para as pessoas". 

Já, o secretário municipal da Siurb, Marcos Monteiro, comentou sobre o trabalho realizado pela pasta, em busca de parcerias com a academia e a iniciativa privada para gerar novas ideias, avançar com propostas e contribuir para um movimento importante na economia. Ele reforçou o compromisso do IBRACON com a inspeção e a manutenção periódica de obras e sua contribuição com o Programa de Manutenção de Obras de Arte.

Segundo o secretário, estão mapeadas mais de 1000 obras de arte em São Paulo, cuja meta divulgada é recuperar 160 delas. O programa já realizou 300 inspeções visuais. Para este ano, a perspectiva é que mais de 450 inspeções visuais sejam feitas. Há ainda um processo de licitação para recuperação de 35 estruturas e, até o final do ano, mais de 100 serão licitadas. 

Flávia Motta, diretora administrativa-financeira do IPT, afirmou que o concreto é uma ferramenta para mudar a realidade e enfrentar os grandes desafios do mundo. Mas, a sinergia entre pessoas talentosas também é fundamental, como aconteceu com a fundação do IPT e do IBRACON, cuja visão empreendedora de seus fundadores mudou o patamar de desenvolvimento do país. 

A engenheira Patrícia Bauer, diretora do IBRACON apresentou os números da entidade nesses 50 anos. O Instituto realizou 62 congressos, inicialmente chamados de colóquios, que reuniam semestralmente duas centenas de profissionais, que posteriormente passaram a ser reuniões anuais, denominadas REIBRACs, realizadas em São Paulo e outros estados, para finalmente se consolidarem como as edições do Congresso Brasileiro do Concreto, reunindo todos os anos milhares de pessoas de todo Brasil e do exterior para debater e conhecer as mais recentes tecnologias e avanços científicos sobre o concreto e seus sistemas construtivos. Como resultado dos trabalhos apresentados nesses eventos, o IBRACON reúne hoje em seu acervo técnico 8.376 artigos técnicos.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!