Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 25 - maio de 2022

ARTIGO TÉCNICO

IMPACTO DA TEMPERATURA SUPERFICIAL DE FACHADAS COM CONCRETO APARENTE SOBRE O DESEMPENHO TÉRMICO DE PAINÉIS PRÉ-MOLDADOS


Figura 6 – a) Termovisor com medida externa na fachada oeste do laboratório NETPRE; b) Foto da junta horizontal entre painéis de fachada no laboratório NETPre.
Fonte: RAEDER (2018).


Figura 7 – a) Foto Obtida Através de Termovisor da Fachada Oeste Externa do NETPRE e b) Foto Obtida Através de Termovisor da Fachada Oeste Interna do NETPre
Fonte: RAEDER (2018).

4. RECOMENDAÇÕES E DIRETRIZES DE PROJETO

O Efeito da absortância solar nas paredes externas irá depender da orientação da fachada e da volumetria, as quais influenciam na exposição da fachada ao sol ou seu sombreamento. Assim, existem fachadas que demandam maior atenção durante o projeto da construção que outras, afim de garantir o conforto do ambiente. Segundo a ABNT NBR15220, o concreto aparente apresenta uma absortância que varia entre 65% e 80%, enquanto DORNELLES (2008) recomenda 75%. Já para o caso de fachadas com cor branca, tanto a ABNT NBR15220 quanto Dornelles consideram uma absortância solar igual ou inferior a 20%. 

Com base nas medições de campo, as temperaturas superficiais em painéis pré-moldados com concreto aparente em fachadas oeste podem variar entre 10oC e 15oC para superfícies externas com insolação e sombreadas, enquanto para os casos de painéis com concreto aparente com painéis com superfície pintada com cor com baixa absortância (< 30%), a temperatura superficial pode variar entre 15oC  e  20oC. Portanto, a importância do projeto de fachada é evidente, uma vez que seu desenho pode contribuir para essa redução de temperatura de sua superfície e consequente melhora do desempenho térmico da edificação. No caso das fachadas oeste e noroeste, que recebem maior insolação, necessita-se de um sombreamento mais intenso, sendo que é possível aproveitar a vegetação ou um projeto paisagístico de forma que a vegetação sombreie o painel durante a maior parte do dia. Outra opção seria usar um painel com isolamento térmico, como o painel sanduíche preenchido com isolante de poliestireno. Entretanto, a opção mais simples seria utilizar uma cor clara que possua baixa absortância, que não precisa ser necessariamente branca, com o objetivo de evitar o aquecimento da temperatura superficial externa da fachada, aumentando o calor transmitido pela parede. Na Figura 8 apresenta-se uma fachada com painéis pintados em tonalidades de concreto aparente com função decorativa. Recomenda-se que a tonalidade da pintura sobre a fachada tenha uma absortância igual ou inferior a 30%.
 


Figura 8: Fachada com painéis pintados em estabelecimento comercial
Fonte: Ferreira (2016)

A necessidade do uso de elementos como o beiral ou brises que projetem sombra sobre a fachada deve ser estudada na fase inicial de projeto. Adicionalmente, a vegetação pode contribuir para melhorar a qualidade do desempenho ao projetar sombra sobre a fachada, servindo de barreira aos raios solares e ainda somando benefícios ao microclima, além de poder ser aplicada como elemento compositivo da paisagem. Como as fachadas sul, sudeste e nordeste recebem pouca insolação, estas fachadas têm menos problemas de armazenamento de calor. Assim, são fachadas que poderiam permanecer com a face de concreto aparente, por exemplo, e não necessitam de cuidados especiais com sobreamento. Já as fachadas Norte e Sudoeste poderiam receber uma estratégia de sombreamento, o desenho da volumetria da fachada poderia contribuir para projetar sombra sobre a mesma, ou mesmo o uso de um painel nervurado como o painel pi, ou ainda o projeto pode prever um beiral ou brise.

Adicionalmente, é essencial que se faça a inspeção e manutenção das juntas entre painéis com o passar dos anos, com o objetivo de evitar que o desempenho térmico do edifício seja prejudicado pelo “vazamento” térmico nas juntas.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!