DE OLHO NO SETOR 3
Outras duas obras mostram como a pré-fabricação de concreto atende diversos setores. O Hotel Terroá, com 14 pavimentos e 50 metros de altura, teve sua estabilidade estrutural obtida por meio de pilares parede pré-fabricados de concreto, interligados perpendicularmente na região das escadas e elevadores. “A equipe de engenharia atuou junto com arquitetura e instalações desde o primeiro dia da obra. A valorização da arquitetura pode ser vista pela fachada diferenciada, com textura diferente, agregados expostos, painéis planos, curvos e em três dimensões”, disse Leonardi. Já o escritório do Sicoob, cooperativa de crédito, em Sertãozinho, São Paulo, com 10 pavimentos, teve a estrutura montada em 110 dias.
O ENECE contou ainda com as apresentações do engenheiro Otávio Pedreira de Freitas, sócio-diretor da Pedreira Topázio Engenharia, sobre “Maturidade BIM – Aumento do escopo de projeto na engenharia estrutural. Estamos preparados?”, da engenheira Carine Magalhães Leys, sobre os Desafios e soluções da engenharia estrutural aplicada nos projetos do mercado norte-americano; e o painel de Normalização, com a participação de diversos engenheiros e moderação de Túlio N. Bittencourt, diretor de Relacionamento da ABECE e coordenador da ABNT/CEE-231 – Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas de Madeira e Mistas.
Nova diretoria da ABECE
Presidente eleito da Abece, Ricardo Kerr, com Íria Doniak (Abcic), Yorki Estefan (Sinduscon-SP), Julio Timerman (IBRACON) e membros da diretoria da associação
A nova diretoria eleita para a gestão 2024-2026 tomou posse, durante o ENECE 2024. O presidente da entidade passa a ser o engenheiro Ricardo Borges Kerr, formado em Engenharia Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) com diversos cursos de pós-graduação. Ele é proprietário da GEPRO Engenharia e consultor na área de projetos de estruturas, tendo atuado em mais de 2000 projetos de obras novas, reforços de estruturas, emissão de pareceres técnicos e laudos. Foi diretor da ABECE nas gestões 2018-2020 e 2016-2018, e vice-presidente de Marketing, de 2020-2022, e de Relacionamento, no período 2022-2024.
O ex-presidente Luiz Aurélio Fortes da Silva passa automaticamente a fazer parte do Conselho Deliberativo e torna-se suplente da diretoria. A diretoria de pré-moldados será exercida por Luís Otávio Baggio Livi, atual diretor de Desenvolvimento da Abcic.
Pré-fabricado entre os vencedores do Prêmio Engenharia Estrutural
A ABECE e a Gerdau anunciaram os vencedores do 21º Prêmio Talento Engenharia Estrutural, considerado a maior premiação do segmento no Brasil. A iniciativa reconhece o trabalho de projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Edificações, Infraestrutura, Obras Especiais e Pequeno Porte.
Na categoria Obras Especiais, a menção honrosa foi para Fabio Augusto Wosniak/Bryan Burzichelli, responsável pelos Silos para Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa (SP), que é uma das obras que compõe o Coletânea de Obras Brasileiras – Edifícios Altos, lançado recentemente pela Abcic.
Com estruturas fornecidas pela Rotesma Indústria de Pré-Fabricado de Concreto, a Maltaria Campos Gerais é um empreendimento de ensilagem com uma área total de 10.555,92 m². O projeto arquitetônico adota uma solução inovadora, utilizando uma estrutura pré-fabricada de 57 metros de altura, dividida em seis partes e cujo volume total de concreto chegou a 4317 m³. Todo o edifício é fechado com painéis maciços de concreto. A estabilidade da estrutura é assegurada por meio de ligações entre elementos, eliminando a necessidade de um núcleo rígido contínuo maciço.