DE OLHO NO SETOR
Dois importantes eventos com apoio e participação ativa da Abcic incorporaram duas das pautas previstas no Planejamento Estratégico da associação, estabelecido em 2015
Presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, participa da abertura do ENECE 2018
A Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto (Abcic), cumprindo a missão de promover o setor de pré-moldados de concreto no Brasil e consolidar uma indústria próspera, esteve presente em importantes eventos da área de engenharia civil, entre eles o ENECE 2018 - 21º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, ocorrido em 25 de outubro, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), o evento contou com a Abcic como entidade parceira e foi representada durante a mesa de abertura pela Presidente Executiva Íria Doniak.
Em referência à posse da nova diretoria da Abece para o biênio 2018-2020 (vide box), Íria agradeceu a instituição e o então presidente, Jefferson Dias de Souza Júnior, "em nome da Abcic, diretoria e associados, pelo esforço realizado em conjunto, em ações para promover a normalização e no trabalho junto ao grupo da fib, que é uma via de mão dupla, pois traz informações ao Brasil e mostra lá fora que temos uma engenharia forte". Íria manifestou o apoio da Abcic a João Alberto de Abreu Vendramini, novo presidente da Abece que estará à frente da diretoria recém-eleita, e destacou que mesmo em um momento de crise, os eventos promovidos pela Abcic, Abece e outras entidades representantes de segmentos da engenharia civil tiveram continuidade, assim como o desenvolvimento tecnológico do setor. Paulo Camillo Penna, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (Abcp), corroborou a fala da presidente executiva da Abcic: "conforme dito por Íria, há hoje uma grande interação entre entidades, mais até do que acontecia há alguns anos".
Durante o Enece, o sistema pré-moldado de concreto esteve em evidência por meio da palestra de Farid Ibrahim, diretor da Clark Pacific, que mostrou aos presentes detalhes sobre a construção da nova sede da Apple, o Apple Park. Localizado em Cupertino, cidade do estado norte-americano da Califórnia, trata-se do maior prédio construído em pré-fabricado de concreto no mundo; em formato circular, o edifício possui uma área construída de 260 mil m2, está localizado numa área total de 71 hectares e abriga hoje 14 mil funcionários da Apple.
Engenheira Íria Doniak, presidente Executiva da Abcic, ministra a palestra de abertura do Trimble Day – Indústria 4.0
Segundo Ibrahim, além dos desafios vencidos, como a fabricação de peças pré-moldadas que comportassem diferentes sistemas integrados, a obra da nova sede da Apple é uma prova de que o pré-fabricado de concreto é totalmente compatível com estruturas que resistem a abalos sísmicos. “Hoje existem requisitos que tornam o pré-fabricado indicado para áreas sujeitas a abalos, como é o caso da Califórnia. São sistemas que foram desenvolvidos especificamente para o pré-fabricado. Acredito que essa nova realidade e a conclusão de um projeto ícone, como foi o caso da sede da Apple, abre excelentes perspectivas para o pré-fabricado de concreto em todas as áreas sujeitas a terremotos”, concluiu. Outro evento em que a Abcic marcou presença foi o Trimble Day, ocorrido no dia 30 de outubro. O diretor executivo da Trimble Brasil, Carlos Nogueira, abriu os trabalhos expondo dados e comentando a jornada da empresa no país.
Na ocasião, profissionais ligados a empresas e associações trocaram experiências sobre o tema central da edição deste ano, a Indústria 4.0, com destaque para a crescente importância do BIM para a construção civil. Em palestra introdutória proferida pela presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, foram citados pontos decisivos para o desenvolvimento do setor de pré-fabricados de concreto, contemplados no planejamento estratégico Abcic, e como eles se relacionam com o BIM: "Além da tecnologia de concreto e de fabricação, há a tecnologia de montagem, projeto e gestão; com esses últimos pontos, se relaciona a questão da precisão dimensional, ligada diretamente ao assunto discutido no Trimble Day", pontuou Íria.
Novamente, o sistema industrializado em concreto foi abordado por Farid Ibrahim. Dessa vez, o engenheiro explicou que a Clark Pacific aproveitou o momento de crise vivido pelos Estados Unidos há cerca de 10 anos para investir em desenvolvimento tecnológico e diversificar a atuação profissional. Nessa época, a empresa de engenharia incorporou um departamento de design, sendo que o BIM foi uma tecnologia fundamental nessa fase, pois ajudou a integrar processos: "Tecnologia é uma ferramenta usada para reduzir desperdícios e melhorar rendimento e, quando aplicada à construção, pode oferecer mais qualidade de vida e segurança ao meio ambiente", avalia Farid. O engenheiro também comentou um dos trabalhos realizados pela Clark Pacific, a Universidade de Standford, com cerca de 170.000 m² de área construída abrigando prédios de 6, 8 e 10 andares, feito quase inteiramente em pré-moldados de concreto. Tal empreendimento teve cuidados especiais com o projeto estrutural, que deveria resistir a abalos sísmicos. “Utilizando softwares da Tekla, conseguimos dividir esse projeto de grandes proporções em várias partes e, ao mesmo tempo, combinar os quatro prédios num mesmo modelo, dessa maneira conseguimos melhorar a administração de processos, garantir a fidelidade ao projeto e fornecer uma única base de dados para a pré-fabricação”.