Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

PONTO DE VISTA

Industrialização é obrigatória, necessária e vital

Especificamente sobre a pré-fabricação de concreto, poderia avaliar, como ela tem sido importante para viabilizar as obras da empresa?
Aplicamos muito o pré-moldado e o pré-fabricado. Quando podemos trocar os elementos convencionais por peças pré-fabricadas, buscamos no mercado as tecnologias. Com isso, ele se diferencia e fornece as peças com um preço melhor para sermos competitivo. 

" O trabalho realizado pela revista e pela Abcic é magnífico. Todo o engenheiro deveria procurar essa leitura, porque há coisas muito importantes: processos sendo discutidos e conteúdos muito interessantes." 

Mesmo com os recursos da tecnologia, a engenharia é feita, principalmente, por pessoas. Como tem sido o trabalho realizado pela Matec para a formação, capacitação e qualificação de profissionais?
É uma constante dentro da companha. Realizamos muito treinamento para equipes, fomentamos e comentamos sobre isso sempre. É uma cultura muito forte.  Dentro da nova visão comentada anteriormente, estou preocupado quando vou ao mercado para fazer contratações. Em média, temos entrevistado 50 pessoas por semana e o índice de possibilidade de acreditar que ele pode se tonar um profissional que olha de forma abrangente tudo o que foi tratado até este ponto da entrevista é menos do que 3%. A preparação dos novos profissionais para esse universo, que é condição atual da Matec, a dificuldade está imensa. Por isso, nossas contratações têm sido não pelo conhecimento, mas pelo desejo de aprender. Assumimos a capacitação, mesmo que o desempenho não seja o mais adequado no começo, para que em um determinado momento, ele siga em frente. A resiliência desse universo vai exigir desempenho maior, devido ao conhecimento qualitativo, que demanda mais concentração, reflexão e horas de trabalho. A juventude precisa ter vontade de percorrer o caminho. Por isso, o grande gargalo para a construção civil está no capital humano. 

A Industrializar em Concreto está completando 10 anos. Qual a importância da publicação para o setor?
O trabalho realizado pela revista e pela Abcic é magnífico. Todo o engenheiro deveria procurar essa leitura, porque há coisas muito importantes: processos sendo discutidos e conteúdos muito interessantes. O engenheiro parou de ler materiais técnicos, de conhecimento, atualização de mercado, tendência de norma. Há uma série de coisas acontecendo; hoje, se não tem a capacitação para fazer gestão de pessoas, não vai conseguir trafegar neste meio. Por isso, o grande recado é leiam, se aprofundem, peguem os artigos, e pesquisem. Há muito conteúdo disponível.

Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores da publicação?
A Matec vai continuar crescendo qualitativamente, utilizando tecnologia para melhorar o desempenho das pessoas. O capital humano é o mais importante e nosso setor tem um grande desafio por ser mais árduo, com processos e linha de frente. Atualmente, a construção civil está em um processo de industrialização, vai se tornar uma indústria. Se motive que é uma indústria maravilhosa e que tem grandes oportunidades. É um outro tipo de mercado, é uma indústria linda e realizadora, tenho orgulho de ser engenheiro, o que faz fica perpétuo. Está crescendo, se modernizando e precisa de pessoas competentes. A construção civil, em nossa área de atuação, realmente está virando uma indústria.
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!