ABCIC EM AÇÃO
A quarta edição do Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado foi um verdadeiro sucesso e mostrou a importância da união entre a cadeia de valor para o desenvolvimento sustentável e evolução da construção industrializada de concreto no Brasil.
A 4ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado foi um grande sucesso, reunindo todo o ecossistema na sede da Marka, em Brodowski
A ideia da Abcic em retomar a realização do Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado mostrou-se acertada pelos engenheiros, arquitetos, empresários, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação que participaram da 4ª edição do evento, que foi considerada um grande sucesso, com o auditório da Marka lotado, com quase 200 pessoas, nos dois dias de realização – 4 e 5 de junho.
Íria Doniak: “Nosso setor conquistou um espaço importante no cenário nacional e internacional porque nossa cadeia de valor está unida.”
“Desde a última edição, em 2013, foram diversas realizações nos contextos da academia, da indústria, e nos projeto, mas não foi possível ter uma visão integrada das três áreas, pois não havia um encontro que reunisse todos esses importantes players do setor de forma unificada. Desse modo, a promoção da quarta edição do PPP possibilitou compreender os níveis em cada uma dessas áreas, resultando no levantamento de debates fundamentais para a evolução da cadeia de valor. Quando se tem uma visão sistêmica, podemos aferir de modo mais assertivo as decisões estratégicas e os caminhos a serem seguidos”, afirmou engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, que exerceu a coordenação geral do evento.
A vontade está muito relacionada à motivação, de acordo com Íria, e quando segue o caminho de aprimorar, construir e inovar, os resultados são sempre promissores. “A vontade da academia de integrar e de receber as informações da indústria e dos escritórios de projeto promove diálogo. Ao melhorar nossa comunicação, vamos ter mais pesquisas que possam ser aplicadas nas próprias indústrias. Um exemplo é a contribuição do NETPre em diversos contextos, incluindo as ligações de painéis”, explicou Íria, que é também presidente da International Federation for Structural Concrete (fib).
Segundo Íria, “se estamos aqui hoje é porque chegamos juntos. Nosso setor conquistou um espaço importante no cenário nacional e internacional porque nossa cadeia de valor está unida, ou seja, fornecedores, projetistas, indústrias, arquitetos e profissionais compreendem o valor de se ter propósitos comuns para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental.”
Ao agradecer a participação de todos os presentes, João Carlos Leonardi, vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic, comentou sobre o fato de a pré-fabricação “estar na moda” nos dias atuais. “A atual escassez da mão de obra em todos os segmentos, especialmente na construção, tem favorecido a pré-fabricação de concreto, o uso de novos materiais, como UHPC (Ultra High Performance Concrete), novos equipamentos para produção e para montagem”, avaliou.
Em sua análise, a pré-fabricação de concreto é o sistema que consegue dar as melhores respostas às demandas do mercado, em relação à velocidade, qualidade, segurança, estética e, um ponto fundamental, a sustentabilidade. “Esses fatores estão ajudando nosso setor e não é por acaso que a construção pré-fabricada de concreto atingiu toda essa relevância. O evento e cada um de vocês que estão neste encontro comprovam essa realidade, que é resultado de muito trabalho, dedicação e persistência e também uma certa dose de resiliência para se levantar em muitos momentos”, destacou.