ABCIC EM AÇÃO
A quarta edição do Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado foi um verdadeiro sucesso e mostrou a importância da união entre a cadeia de valor para o desenvolvimento sustentável e evolução da construção industrializada de concreto no Brasil.
João Carlos Leonardi: “A atual escassez da mão de obra em todos os segmentos, especialmente na construção, tem favorecido a pré-fabricação de concreto.”
Sobre o hiato entre a terceira e quarta edições do PPP, Leonardi ponderou que os anos passaram de forma rápida e intensa, em meio a inúmeras ações de conteúdo, missões técnicas, revisões do arcabouço normativo, entre outros. Falou ainda sobre todos os presidentes do Conselho Estratégico terem se dedicado para fortalecer a integração com academia, com os escritórios de projeto e com as outras entidades.
Professor Mounir Khalil El Debs: “Fiquei muito contente pelo regaste do evento e pelo nível que foi apresentado.”
O encontro ressaltou a importância da integração entre a academia e a cadeia de valor do pré-fabricado de concreto - indústrias, fornecedores, escritórios de arquitetura e escritórios de projeto estrutural - para o desenvolvimento tecnológico e técnico do setor.
“Fiquei muito contente pelo resgate do evento e pelo nível que foi apresentado. Por um lado, a academia tem a responsabilidade de oferecer suporte para a produção. Por outro, precisamos conhecer os desafios do setor produtivo para dar essas respostas. É perfeitamente viável casar esses dois segmentos”, afirmou o professor Mounir Khalil El Debs, coordenador técnico do 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado.
Carlos José Martins Tavares e Noé Marcos Neto, diretores da Marka, dão as boas-vindas aos participantes do evento
Para ele, promover o evento bienalmente, significa estreitar ainda mais esses laços, pois há material e interesse de ambos os lados, além do que a realização do encontro na indústria foi um grande acerto. “Quando pensei no primeiro evento, minha preocupação era muito grande como ele ia ser visto tanto por parte da academia como pelos profissionais. Mas, foi uma surpresa porque os dois lados tinham essa vontade de se integrarem, de fazer as coisas juntos.”
Nesse sentido, Carlos José Martins Tavares e Noé Marcos Neto, diretores da Marka, acreditam que ações como o encontro fortalecem o setor, reunindo passado, presente e futuro, por isso aceitaram prontamente o convite da Abcic para realizar a quarta edição em sua sede. Eles ainda fizeram uma referência ao professor Mounir e as três edições anteriores do PPP.
Julio Timerman, presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), ressaltou a sinergia entre as duas entidades e que a cadeia produtiva do concreto precisa caminhar junto. Já Luis Livi, diretor de Pré-Moldados da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), enfatizou que a Abcic tem realizado eventos de alto nível técnico e de qualidade, propiciando a troca de experiência e aprendizado.
Entidades parceiras marcam presença no evento. engenheiro Júlio Timerman, presidente do IBRACON e o engenheiro Luis Livi, diretor de Estruturas Pré-moldadas da ABECE e também membro da diretoria da Abcic
A programação contou com diversas palestras, a visita à fábrica da Marka e o coquetel de 20 anos do laboratório do NETPre. Um dos destaques foi o anúncio da internacionalização do evento, que acontecerá em Portugal, em 2027, e encontros regionais, nos intervalos das edições.
Palestras magnas