Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

GIRO RÁPIDO

José Calavera Ruiz: um inovador em pré-fabricação e em edificações

Em sua avaliação, o setor precisa continuar a se empenhar para que todos conheçam com profundidade a versatilidade, velocidade e segurança que as estruturas pré-fabricadas de concreto proporcionam aos mais variados empreendimentos, a fim de vencer as barreiras culturais que existem e impedem a aceleração da industrialização da construção.

Abcic participa do lançamento da norma de projeto de estruturas de concreto

No dia 28 de agosto, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizou o lançamento da ABNT NBR 6118:2023 Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, no salão nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A solenidade contou com a presença de representantes das entidades do setor da construção civil, incluindo a Abcic, que foi representada por sua presidente executiva, a engenheira Íria Doniak, e contou com o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

A norma foi criada em 1940 e passou por diversas atualizações, sendo considerada uma das mais importantes para a construção civil mundial. A nova versão substitui a edição anterior de 2014. (ABNT NBR 6118:2014). “É mais um resultado do forte protagonismo da ABNT no cenário da Normalização com o setor da construção civil e é considerada instrumento de referências técnicas para requisitos básicos exigíveis para o projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido”, destacou o presidente da ABNT, Mario William Esper.

Para o presidente do IBRACON, professor Paulo Helene, a ABNT NBR 6118 não foi só a primeira e pioneira norma redigida e aprovada por consenso voluntário no Brasil pela ABNT, mas manteve-se e constitui-se numa das normas mais consumidas, consultadas e respeitadas do acervo normativo voluntário do Brasil. “A norma prescreve e orienta todos os principais e mais importantes investimentos na infraestrutura do país, na qualidade de vida com moradias, comércio, saúde, educação, indústria, agronegócio e na mobilidade dos brasileiros", enfatizou.

“Ela é considerada a norma mãe na área de projetos de estruturas de concreto armado, protendido e simples. Sua abrangência é enorme, pois inclui as mais variadas tipologias de estruturas,  além de definir requisitos e procedimentos que o engenheiro de estruturas deve atender em seus projetos, explicou o presidente da ABECE, engenheiro Luiz Aurélio Fortes da Silva.

Incorpora 2023 marca retomada do otimismo na construção civil

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) realizou no dia 26 de setembro a 6ª edição do INCORPORA - Fórum Brasileiro de Incorporadoras 2023, que comemorou os 10 anos da ABRAINC e foi marcado por intensos debates  sobre as perspectivas e desafios do mercado imobiliário brasileiro. Mais de 600 pessoas estiveram presentes no evento.

De acordo com Wilson Claro, diretor de Marketing da Abcic, a programação do Incorpora 2023 foi interessante e esferas importantes da sociedade foram representadas, incluindo governantes; ministros; senadores, bancos públicos e privados; agentes financeiros; incorporadoras; construtoras; prestadores de serviços, entre outros. 

O vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, participou do evento com uma mensagem ao público presente e destacou as ações e investimentos que o governo tem promovido para o desenvolvimento do mercado da Construção Civil. 

Em discurso durante a abertura do evento, o presidente da ABRAINC, Luiz França, enfatizou a importância do setor imobiliário para a economia do Brasil lembrando que a construção civil gerou 17% dos empregos formais no país. Ele destacou a necessidade de taxas de juros mais baixas e a diversificação das fontes de financiamento para compradores de imóveis. Também abordou a Lei do Distrato, a revisão do Plano Diretor da cidade de São Paulo; a importância dos Programas Habitacionais; a necessidade de ações para redução da emissão de CO2 e para avanços na produtividade e desburocratização.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!