GIRO RÁPIDO
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, falou sobre diversas ações que a prefeitura tem feito para dar respostas para o déficit imobiliário na cidade e ações para atendimento das demandas ambientais. O Ministro das Cidades, Jader Filho, tratou de obras do PAC e dos investimentos de R$ 375 bilhões no Minha Casa Minha Vida. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, ponderou sobre a necessidade de um ambiente de diálogo para que as ações e melhorias possam acontecer.
O fundador e presidente do Conselho Estratégico da MRV, Rubens Menin abordou aspectos importantes sobre a necessidade da redução dos juros, a importância da construção civil para o crescimento do país e que suas expectativas para 2024 são muito otimistas, enquanto a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, relatou a importância do banco para financiamento imobiliário, sua capilaridade no Brasil e que estão implantando ações de desburocratização dos financiamentos.
Sobre os painéis, o diretor de Marketing da Abcic elencou os pontos principais abordados pelos participantes, como a necessidade de que os juros voltem a ter um dígito; a falta de mão de obra para a construção; a menor taxa de desemprego no país desde 2014; o elevado custo das construções e mais avanços em termos de tecnologia e inovação.
“No painel com a presença de executivos de bancos e agentes financeiros tratou-se de aspectos relacionados ao mix de funding para o financiamento imobiliário e a grande dependência do FGTS e da Poupança e que é necessária a viabilização de outras fontes de financiamento com taxas atrativas. Também reforçaram a necessidade da redução das taxas de juros de forma geral”, comentou Claro.
O Incorpora também falou sobre inovação, abordando aspectos como a importância dos aspectos ambientais nos empreendimentos e das empresas se anteciparem em relação às mudanças de comportamento dos consumidores; a visão de como são fundamentais os processos de inovação; a urgente demanda por aumento da produtividade, principalmente para redução dos custos e resolver a questão da falta de mão de obra. “A Industrialização da Construção é o caminho necessário e urgente”, pontuou Claro, que recordou as palavras do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Yorki Estefan: “não há como pensar em produtividade sem passar pela industrialização.”
“O painel de encerramento foi apresentado pelo Fabio Tadeu, socio da Brain, que trouxe uma pesquisa muito interessante sobre o perfil dos compradores de imóveis no Brasil, onde foram ouvidas 2.843 pessoas. Além dos dados, a pesquisa tinha a intenção de identificar quais eram os aspectos mais importantes pelos compradores no momento da decisão”, disse Claro. De acordo com a pesquisa, 77% dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida entrevistados apontaram uma melhora na qualidade de vida após aquisição do imóvel.
Sinaprocim / Sinprocim realizam reunião dos Conselhos Deliberativos
Os Conselhos Deliberativos do Sinprocim – Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo e do Sinaprocim – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento, quadriênio 2022/2026, entidades patronais representantes das indústrias de produtos de cimento no Brasil e no Estado de São Paulo se reuniram na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, e Carlos Gennari, presidente Honorário da Abcic, participaram da reunião por serem conselheiros dessas entidades.
O engenheiro José Carlos de Oliveira Lima, comendador da Ordem do Mérito Industrial, Presidente de Honra do Conselho Superior da Indústria da Construção – CONSIC e Vice-Presidente da FIESP, Presidente dos Conselhos do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento e do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo, foi representado pelo Carlos Roberto Petrini, Presidente Executivo das entidades.