Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

DE OLHO NO SETOR 2

Modern Construction Show reforça o papel da industrialização para o crescimento sustentável da construção


Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico, dá as boas-vindas aos participantes do Seminário da Abcic, que lotou a Arena

Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, abriu o evento, que teve uma programação abrangente, retratando a importância da industrialização da construção civil para empreendimentos imobiliários e em obras de infraestrutura, seus benefícios e os desafios enfrentados pelo setor. Foram apresentados cases com a aplicação da pré-fabricação de concreto.

“A industrialização é um caminho sem volta. Precisamos avançar nessa direção até por exigências técnicas, de sustentabilidade, menor pegada de carbono e falta de mão de obra na construção”, afirmou Cassol, que reiterou a importância da isonomia tributária e do desenvolvimento dos players para se industrializar com mais envergadura, e o papel da tecnologia no setor.

“Temos trabalhado junto ao setor, ao governo, aos fundos, a questão da isonomia tributária, porque se não houver a equalização vai ser difícil ampliar nosso método de construção industrializada em setores, como o mercado imobiliário”, explicou.

Ele falou sobre a importância da industrialização para reduzir os prazos de obras, controlar custos, diminuir resíduos e a pegada de carbono e sobre as oportunidades para ampliar a construção industrializada, a fim de enfrentar a escassez de mão de obra no setor. Outro ponto tratado foi o Planejamento Estratégico, que está focado na sustentabilidade, na valorização da associação e associado, na construção de edifícios altos, e no portal do conhecimento, para disponibilizar informações e evoluir em termos de conhecimento.

Visão da construtora


Palestrantes do primeiro painel “A industrialização da construção civil sob a ótica do construtor e a importância da pré-fabricação em concreto”, moderado pela engenheira 

O primeiro painel “A industrialização da construção civil sob a ótica do construtor e a importância da pré-fabricação em concreto” contou com a palestra da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, que apresentou os principais programas da entidade, como o Selo de Excelência da Abcic, Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, Missões Técnicas e apoio e liderança na normalização do setor. Trouxe também um contexto geral do setor no país e no mundo e ressaltou a importância da industrialização para a sustentabilidade e que o setor de pré-fabricados de concreto continuará a evoluir com a adoção de novas tecnologias.

O Fórum Mundial Econômico aponta as 10 tecnologias para melhorar a produtividade, sendo a primeira a pré-fabricação e a construção modular, e como elas são importantes para o contexto atual. Íria mencionou a diferença entre conceitos como construção off-site, coordenação modular e construção modular, além de que a pré-fabricação de concreto exige a expertise da indústria, pois requer planejamento, logística e segurança. A construção modular teve crescimento na Europa por necessidade de habitação após a segunda guerra. Isto se repete agora por outro motivo, mas que nos possibilita avaliar a importância da industrialização e o impacto junto às questões sociais.

“Visitamos, em 2016, fábricas na Dinamarca, que tinham usa produção contratada até 2021, em função da forte imigração”, contou. O Brasil precisa avançar neste sentido considerando a grande demanda do programa Minha Casa Minha Vida e o baixo índice de industrialização nas contratações devido a falta de modelos de contratação e questões tributárias e de financiamento. É importante ressaltar que o país tem a tecnologia disponível, mas também barreiras que impedem este desenvolvimento.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!