Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

ESPECIAL DIA DAS MULHERES

Mulheres são fundamentais para o avanço da engenharia no Brasil e no mundo

A participação feminina tem sido crescente nos cursos de engenharia e nas diversas atividades da construção. A Universidade de Abu Dhabi tratou desse tema durante o 5º Fórum de Mulheres na Engenharia, que contou com a participação da engenheira Íria Doniak na solenidade de abertura e na programação de palestras

O Fórum concentrou-se em três temas principais, incluindo: o envolvimento de mulheres engenheiras em tecnologias para smart construction, impressão 3D e cidades inteligentes sustentáveis: desafios, demandas, oportunidades e os procedimentos propostos para melhor utilizar engenheiras na solução de desafios industriais relacionados às tecnologias de construção inteligentes, Impressão 3D e Cidades Inteligentes Sustentáveis; e o papel das universidades no incentivo à diversidade de gênero no setor.

O Fórum reuniu mulheres influentes na engenharia para compartilhar suas experiências, conhecimentos e habilidades. Íria, que também é vice-presidente da fib, trouxe suas avaliações sobre a pré-fabricação de concreto no Brasil e mostrou as atividades que estão sendo realizadas pela fib, cuja participação feminina no Presidium tem crescido. A engenheira holandesa Agnieszka Bigaj Van Vliet, membro do Presidium da fib, ministrou palestra sobre monitoramento, avaliação de segurança baseada em dados e manutenção baseada em risco da infraestrutura de transporte.

“O tema proposto para esta edição, que é a contribuição de engenheiras para o desenvolvimento de tecnologias para construção inteligente, Impressão 3D e desenvolvimento sustentável de cidades inteligentes, é oportuno, pois as habilidades femininas podem melhorar a engenharia positivamente, levando nossa área a atingir seu potencial. Por isso, parabenizo a proposta e a programação do evento”, disse Íria.

Ela ainda lembrou que o compartilhamento de informações e de tecnologias é muito importante para o dia a dia. “Precisamos trabalhar fortemente pela inclusão das mulheres na engenharia, em ordem de assegurarmos o equilíbrio e o desenvolvimento sustentável da sociedade global. A presença feminina está crescendo, mas não da forma que gostaríamos. Desse modo, precisamos empoderar as engenheiras, a fim de incentivar a entrada de jovens mulheres nas universidades. As habilidades de homens e mulheres juntas e complementares potencializam o crescimento do meio acadêmico, institucional, das empresas e da sociedade. Mulheres felizes e realizadas profissionalmente fazem a diferença na sociedade como um todo”, acrescentou. 

A programação dos dois dias do evento, bem como da solenidade de abertura foi conduzida pela engenheira Reem Sabouni, professora associada da Universidade de Abu Dhab, líder feminina do grupo emiradense na fib e presidente do Fórum. Ela lembrou que existem oportunidades e desafios para as mulheres na engenharia e que é necessário investir na educação feminina para que elas possam alcançar seu potencial em todos os lugares. A seu ver, o desenvolvimento social só se dará com o empoderamento das mulheres em todos os setores, incluindo a construção e a engenharia. “Esse deve ser o objetivo em todos os lugares”, pontuou.

O primeiro discurso da solenidade foi feito pelo professor Ghassan Aouad, chanceler da Universidade de Abu Dhabi. “Estamos muito satisfeitos em sediar o fórum, que é resultado do compromisso da Universidade de fortalecer a participação das mulheres na economia atual e fortalecer sua posição no mercado de trabalho. Na Universidade, nos esforçamos para ser os primeiros a adotar e inovar no setor educacional”, disse.

Ele acrescentou que a universidade tem concentrado seus esforços para impulsionar a inovação, a fim de fornecer soluções sustentáveis e inclusivas que beneficiemos os alunos, professores e a comunidade mais ampla dos Emirados Árabes Unidos na superação de desafios e na promoção da inovação. “Nosso objetivo é equipar as alunas com educação de classe mundial e prepará-las para o futuro mercado de carreira.” 

Para a professora Reem Sabouni, o desenvolvimento social só se dará com o empoderamento das mulheres em todos os setores, incluindo a construção e a engenharia

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!