Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 36 - dezembro de 2025

GIRO RÁPIDO

GIRO RÁPIDO

CBIC e SENAI promovem Workshop voltado para industrialização da construção

Arquiteto Fernando Canova representou a Abcic no 2º Workshop Construção Industrializada e Sustentável

Representantes do governo, de entidades da construção e especialistas se reuniram, no dia 16 de setembro, em Brasília, para participar do 2º Workshop Construção Industrializada e Sustentável, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o objetivo de pensar em ações e estratégias para a industrialização do setor.
O arquiteto Fernando Canova, coordenador de Projetos Especiais da Abcic, participou do Grupo de Trabalho voltado ao tema financiamento. “Cada grupo fez uma análise dos objetivos e fez uma proposta de ações relativas ao tema”, contou. Os outros assuntos debatidos foram: cultura; comunicação; educação; modelo de negócio; fomento; sistemas de Suporte e Gestão; integração da Cadeia; sistemas construtivos; e políticas públicas.
Para Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Inovação da CBIC, o workshop é um grande trabalho em conjunto para abrir novas direções dentro da construção. “Mais do que nunca precisamos de atores para pavimentar esse caminho. A expectativa é que este workshop seja mais um passo para dar segurança às empresas e estimular a industrialização do setor”, afirmou.
“Tenho certeza que nós vamos conseguir alcançar bons resultados e, de fato, avançar nessa agenda da construção industrializada” apontou, Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente-executivo da CBIC.
Segundo Thaise Pereira Pessoa Dutra, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Indústria da Construção Civil do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), disse que: “a partir de 2026, teremos uma série de ações voltadas especificamente para a construção”.
Coordenado pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, o evento deu continuidade à primeira edição realizada em fevereiro, em Salvador. Na ocasião, foram mapeados os principais desafios da construção industrializada. Agora, em Brasília, o foco foi sistematizar ações práticas para desenvolver processos de integração e inovação no setor.
Com Agência CBIC
 

NOVOS ASSOCIADOS

A Abcic atua fortemente para o desenvolvimento da construção industrializada de concreto no Brasil. A participação dos associados é de fundamental importância para nortear as ações e para a fortalecer a entidade nos âmbitos institucional, técnico e governamental. Desse modo, damos as boas-vindas aos novos associados que, certamente, contribuirão com a Abcic e com o crescimento sustentável da construção civil e da infraestrutura no país. 

8º Congresso Internacional A ERA BIM destaca mudanças climáticas e a nova era da inteligência artificial

A 8ª edição do Congresso Internacional A ERA BIM reuniu especialistas, empresas, gestores públicos, acadêmicos e profissionais do setor, entre os dias 25 e 27 de novembro, para debater os avanços da transformação digital na Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações (AECO). A Abcic é entidade apoiadora do evento
A engenheira Ligia Doniak, coordenadora de Projetos Especiais da Abcic na área de tecnologia, esteve presente no Congresso promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), que colocou no centro das discussões dois grandes eixos: o papel das novas tecnologias no enfrentamento das mudanças climáticas e os impactos da inteligência artificial na sociedade e no setor da construção.
“As palestras do primeiro dia de manhã do ERA BIM destacaram a evolução do BIM como eixo central da transformação digital no setor da construção. Os palestrantes apresentaram experiências práticas de implementação, evidenciando ganhos na integração entre disciplinas, maior confiabilidade das informações e redução de retrabalho. Foram discutidos também os desafios ainda presentes, como a necessidade de padronização, de capacitação de equipes e de alinhamento entre softwares e fluxos de trabalho. De modo geral, as apresentações reforçaram a importância do BIM como ferramenta estratégica para aumentar a produtividade, a transparência e a qualidade em projetos, além de impulsionar a industrialização e a sustentabilidade no setor”, avalia Lígia. 
Os especialistas Jeffrey Avina, vice-chairman da Leapthought e referência mundial em cidades inteligentes, e Preetham Garikipati, diretor executivo de Parcerias em Nuvem e Empresas da mesma companhia, apresentaram como Cingapura e Nova Zelândia vêm enfrentando desafios regulatórios e de gestão do ambiente construído. Ambos enfatizaram os ganhos ambientais decorrentes da integração entre BIM, gêmeos digitais e inteligência artificial na construção e na administração pública.
Na palestra “BIM e as mudanças climáticas: prevenção, gestão e resiliência”, o pesquisador português Manuel Parente, PhD em Engenharia Civil e Sistemas de Informação e atualmente pesquisador do ISISE – Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering, Parente, apresentou uma metodologia inovadora que busca reduzir o impacto ambiental da demolição de edifícios, cujos resíduos, por não possuírem valor comercial, acabam majoritariamente destinados a aterros sanitários.
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!