Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 25 - maio de 2022

GIRO RÁPIDO

Nova turma de pós-graduação em tecnologia da pré-fabricação 

Nova turma de pós-graduação em tecnologia da pré-fabricação 

O IDD abriu a sétima turma do curso de Pós-Graduação em Tecnologia da Pré-Fabricação neste mês de abril, com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, na aula inaugural. Essa é a primeira turma na modalidade virtual, que conta com 30 alunos. 

Segundo Kirke Andrew Moreira, coordenador do curso, O IDD faz constantemente pesquisas de mercado para entender as demandas e as necessidades dos profissionais recém-formados ou que já atuam no setor. “Há uma grande procura de pessoas que estão formadas e atuando no pré-fabricado, que sentem a necessidade de fazer uma atualização com assuntos relativos ao setor e o que está sendo feito de novo. Contudo, elas não procuram uma pós-graduação pela dificuldade de acesso aos locais presenciais”, explicou. 

Por isso, o IDD, primeira vez, instituiu o curso Tecnologia da Pré-Fabricação na modalidade online. “Temos alunos de todo o Brasil. Do exterior, temos brasileiros que atuam no Paraguai. Com isso, a pós-graduação chegou a todos os locais, mantendo o alto nível de professores”, comentou Moreira. A seu ver, o curso é bem visto pelo mercado e, agora, representa uma oportunidade para aqueles profissionais que não conseguiam se deslocar para acompanhar as aulas mensais presenciais. 

Moreira ressalta ainda a importância da ABCIC, que apoiou também a instituição de uma modalidade virtual para o curso de Pós-Graduação. “Os profissionais estão muito comprometidos e acreditam nas possiblidades que o curso pode oferecer pois existe a chancela da ABCIC”, ressalta. 

A pós-graduação do IDD foi estruturada a quatro mãos, pela instituição e pela ABCIC, com o objetivo de passar os conteúdos de todas as etapas da pré-fabricação. Moreira explana que o curso se inicia com a fase de projeto projetos, capacitando o aluno na análise do projeto, dimensionamento das estruturas, tanto na parte teórica como na parte prática. 

A próxima etapa é a fábrica, no qual o aluno aprende sobre as questões de logística, execução, controle tecnológico, produção de concreto, novas tecnologias e prevenção de manifestação patológica de produção. 

Na fase de execução da obra, passam os conceitos de fundações, logística, impermeabilização e proteção das estruturas, inspeção - ensaios de monitoramento e manutenção preventiva -, e gestão de qualidade e sustentabilidade. “Uma preocupação grande nessa etapa é a montagem, por isso apresentamos as diretrizes que estão contidas no Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, editado pela ABCIC”, acrescenta Moreira.

Sobre a importância da pré-fabricação de concreto na atualidade, o coordenador do curso do IDD destaca que o sistema construtivo contribui para a evolução da construção civil porque são construções rápidas, que prima pela qualidade e controle tecnológico. “Percebe-se que há uma exigência para que as construções aconteçam de forma mais rápida e, nada melhor do que o pré-fabricado para contribuir com a aceleração desse processo com qualidade”, finaliza. 

SNOC

Neste ano, o IDD promoveu o II Seminário Nacional de Obras Civis, de 1 a 3 de fevereiro, que trouxe os principais temas técnicos para a realização de obras com produtividade, eficiência, controle tecnológico e sustentabilidade. Uma das palestras foi ministrada pelo engenheiro Luiz Livi, à época diretor de Marketing da ABCIC. Ele tratou do tema "Projeto como Instrumento de Planejamento em Estruturas Pré-Fabricadas", mostrando como a etapa de projeto é fundamental para obter todos os benefícios advindos com a construção industrializada de concreto. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!