GIRO RÁPIDO
Luis Livi traz informações sobre projeto e a pré-fabricação de concreto
ABNT publica nova versão da norma de lajes alveolares
No dia 31 de março, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a ABNT NBR 14861:2022 - Lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido - Requisitos e procedimentos, que estabelece os requisitos e os procedimentos a serem atendidos no projeto, na produção e na montagem das lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido com armadura ativa pré-tracionada.
O Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-18) foi o responsável pela publicação, cuja superintendente é a engenheira Inês Battagin. A versão anterior da norma foi publicada em 2011 e substituiu a edição anterior de 2002.
A revisão da norma foi coordenada pelo professor Marcelo Ferreira, coordenador do NETPre - Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto da Universidade de São Carlos (UFSCar), e teve como secretário o engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, que à época era diretor técnico da ABCIC. A comissão de estudos realizou diversas reuniões desde agosto de 2018, data de reativação dos trabalhos. Trata-se de um grupo de vinte e quatro profissionais representando pré-fabricadores, projetistas estruturais, construtores, pesquisadores e outros profissionais envolvidos com o tema.
A publicação de uma nova versão era necessária para o Brasil, pois ao longo desse período, a aplicação de lajes alveolares cresceu no país, abrindo novas perspectivas para o setor. Além disso, a publicação da nova versão da ABNT NBR 9062 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, em 2017, contextualizou a questão do incêndio, o que possibilita que as lajes alveolares hoje tenham mais condições de integrar edifícios multipavimentos.
Devido a importância da publicação de uma nova norma de lajes alveolares para o setor da construção, a ABCIC promoverá um seminário com o objetivo de detalhar as mudanças e complementações da ABNT NBR 14861:2022, com a participação dos especialistas participantes desse trabalho.
Caminhos para o crescimento do setor imobiliário em debate
Com o tema “Brasil, um futuro promissor”, o Summit ABRAINC 2022 debateu as perspectivas para o país e caminhos para o desenvolvimento do setor. O evento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) foi promovido no dia 24 de março e contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou o papel fundamental do setor para a economia brasileira. Guedes afirmou que a indústria da construção ajudou o Brasil a enfrentar os impactos da crise gerada pela pandemia da Covid-19, ao manter empregos e acelerar o nível de atividade.
Em 2021, o PIB da construção civil cresceu 9,7%, em expansão impulsionada pelo aumento da ocupação no setor.
Para ele, o setor será essencial na aceleração do processo de crescimento do país. “Estamos no início de um longo boom de crescimento, onde o setor de construção tem papel-chave, não só na criação de emprego, mas principalmente do ponto de vista social, no sonho da casa própria de toda a população brasileira”, disse.
“O setor imobiliário foi um dos maiores criadores de empregos durante a crise; nos ajudou a sair do abismo”, declarou o ministro, ao lembrar que, após superada a fase mais crítica da pandemia, o país gerou três milhões de novos postos de trabalho formais (além de outra parcela de nove milhões de oportunidades no mercado informal). “O Brasil está pronto para avançar”, reforçou Guedes.