Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 25 - maio de 2022

GIRO RÁPIDO

Nova turma de pós-graduação em tecnologia da pré-fabricação 


Luis Livi traz informações sobre projeto e a pré-fabricação de concreto

ABNT publica nova  versão  da norma de lajes alveolares

No dia 31 de março, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a ABNT NBR 14861:2022 - Lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido - Requisitos e procedimentos, que estabelece os requisitos e os procedimentos a serem atendidos no projeto, na produção e na montagem das lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido com armadura ativa pré-tracionada.  

O Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-18) foi o responsável pela publicação, cuja superintendente é a engenheira Inês Battagin. A versão anterior da norma foi publicada em 2011 e substituiu a edição anterior de 2002. 

A revisão da norma foi coordenada pelo professor Marcelo Ferreira, coordenador do NETPre - Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto da Universidade de São Carlos (UFSCar), e teve como secretário o engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, que à época era diretor técnico da ABCIC. A comissão de estudos realizou diversas reuniões desde agosto de 2018, data de reativação dos trabalhos. Trata-se de um grupo de vinte e quatro profissionais representando pré-fabricadores, projetistas estruturais, construtores, pesquisadores e outros profissionais envolvidos com o tema. 

A publicação de uma nova versão era necessária para o Brasil, pois ao longo desse período, a aplicação de lajes alveolares cresceu no país, abrindo novas perspectivas para o setor. Além disso, a publicação da nova versão da ABNT NBR 9062 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, em 2017, contextualizou a questão do incêndio, o que possibilita que as lajes alveolares hoje tenham mais condições de integrar edifícios multipavimentos. 

Devido a importância da publicação de uma nova norma de lajes alveolares para o setor da construção, a ABCIC promoverá um seminário com o objetivo de detalhar as mudanças e complementações da ABNT NBR 14861:2022, com a participação dos especialistas participantes desse trabalho. 

 

Caminhos para o crescimento do setor imobiliário em debate

Com o tema “Brasil, um futuro promissor”, o Summit ABRAINC 2022 debateu as perspectivas para o país e caminhos para o desenvolvimento do setor. O evento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) foi promovido no dia 24 de março e contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou o papel fundamental do setor para a economia brasileira. Guedes afirmou que a indústria da construção ajudou o Brasil a enfrentar os impactos da crise gerada pela pandemia da Covid-19, ao manter empregos e acelerar o nível de atividade. 

Em 2021, o PIB da construção civil cresceu 9,7%, em expansão impulsionada pelo aumento da ocupação no setor.

Para ele, o setor será essencial na aceleração do processo de crescimento do país. “Estamos no início de um longo boom de crescimento, onde o setor de construção tem papel-chave, não só na criação de emprego, mas principalmente do ponto de vista social, no sonho da casa própria de toda a população brasileira”, disse.

“O setor imobiliário foi um dos maiores criadores de empregos durante a crise; nos ajudou a sair do abismo”, declarou o ministro, ao lembrar que, após superada a fase mais crítica da pandemia, o país gerou três milhões de novos postos de trabalho formais (além de outra parcela de nove milhões de oportunidades no mercado informal). “O Brasil está pronto para avançar”, reforçou Guedes.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!