GIRO RÁPIDO
Pedro Guimarães, presidente da Caixa, anunciou que o banco vai reduzir os juros do crédito imobiliário na modalidade atrelada à Poupança. As novas taxas vão partir de TR + 2,80% ao ano, somadas à remuneração da Poupança e valerão a partir da próxima segunda-feira, 28 de março. Ele também projetou crescimento de até 20% na concessão de crédito imobiliário para 2022, chegando a R$ 165 bilhões.
Sobre o cenário macroeconômico brasileiro e o futuro da economia, Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos, e Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter, falaram sobre a importância da responsabilidade fiscal e da necessidade de um debate político que proponha medidas que propiciem um crescimento sustentável da economia.
O evento contou ainda com Breno Prestes, CEO da Prestes; Carlos Bianconi, CEO da RNI; Ricardo Valadares, presidente da Direcional; e Marcos Caielli, diretor de Produtos Imobiliários da B3, que foram os convidados do painel “Pontos essenciais para o crescimento do setor”. Eles destacaram a importância do segmento para a economia e defenderam medidas para desburocratizar e ampliar a produtividade e o desenvolvimento do mercado.
Por fim, o painel “Visão habitacional para o Brasil” abordou caminhos para aumentar a produção de habitações de interesse social e reduzir o déficit habitacional do país. O debate contou as presenças do secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, o secretário estadual de Habitação de SP, Flávio Amary, João Farias, secretário municipal de Habitação de São Paulo, Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, e Luiz França.
Durante o Summit Abrainc, o ministro da economia Paulo Guedes ressaltou a importância do setor da construção para a economia brasileira: "setor de construção tem papel-chave, não só na criação de emprego, mas principalmente do ponto de vista social"