INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Projetos de pequeno porte, em edificações e na área de infraestrutura mostram como o sistema construtivo atende requisitos de qualidade, produtividade, eficiência, segurança e durabilidade. Outro ponto fundamental é contribuir para a redução da pegada DE CARBONO das obras, uma vez que a pré-fabricação de concreto está pautada no menor consumo de materiais, de recursos naturais e de energia
A cada ano, a construção industrializada de concreto apresenta obras inovadoras, que atendem projetos arquitetônicos ousados e projetos estruturais de grande complexidade. O estado da arte no setor pode ser visto no Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, uma iniciativa e realização da ABCIC, que foi promovido no dia 17 de novembro, em São Paulo.
Foram seis obras finalistas, nas categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, que trabalharam as principais características do pré-fabricado de concreto, como a qualidade, durabilidade, eficiência e produtividade, aliadas ao uso intenso de tecnologia, à promoção de segurança dentro e fora do canteiro de obras e a maior sustentabilidade, uma vez que a industrialização diminui o consumo de materiais, de recursos humanos e de energia, elimina o desperdício, resultando em menor impacto ambiental.
A obra teve como destaque o uso de sete dimensões do BIM e venceu seis desafios, entre outros quais estiveram prazo, soluções rápidas e diferenciadas para produção, interface com a torre moldada in-loco e duas mudanças no projeto
Obra do Ano Edificações: Trimais Places
Localização: São Paulo, São Paulo
Área construída: 120.994 m²
Construtora: Consórcio Passarelli e Método Engenharia
Início da obra: Outubro de 2018
Término da obra: Agosto de 2019
Arquitetos: Jayme Lago Mestieri (Jayme Lago Mestieri Arquitetura)
Projeto Estrutural: Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi)
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada
Edificações
Na categoria Edificações, a obra vencedora foi Shopping Trimais Places, que possui cerca de 150 lojas e mais de 17 restaurantes, em uma área bruta locável de 25.500m². Sua estrutura foi composta por 13.491 elementos, totalizando 18.932m³ de peças em concreto pré-fabricado, entre pilares, vigas, painéis, lajes alveolares, escadas e estruturas de contraventamento.
O módulo básico da estrutura em concreto pré-fabricado foi de 8m x 10m (entre eixos), vãos de viga e laje alveolar, respectivamente. As vigas e lajes alveolares foram projetadas em concreto protendido com armadura ativa pré-tracionada, que dentre muitas vantagens permitiu que o “sanduíche” viga, laje alveolar e capa de concreto moldada no local não excedessem a altura total de 64cm.
De acordo com Wilson Claro, gerente comercial da Leonardi, o empreendimento foi especial, pois os desafios arquitetônicos, técnicos e logísticos possibilitaram um incremento de qualificação para equipes da empresa. Um destaque foi o uso intensivo do BIM (Building Information Modeling). Foi uma exigência do cliente a entrega até a 7ª dimensão do BIM, sendo: 3D: Modelo; 4D: Planejamento; 5D: Custos; 6D: Sustentabilidade; e 7D: Gestão da manutenção.