Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 27 - dezembro de 2022

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Obras em diversos segmentos comprovam a versatilidade e adaptabilidade do pré-fabricado de concreto

Projetos de pequeno porte, em edificações e na área de infraestrutura mostram como o sistema construtivo atende requisitos de qualidade, produtividade, eficiência, segurança e durabilidade. Outro ponto fundamental é contribuir para a redução da pegada DE CARBONO das obras, uma vez que a pré-fabricação de concreto está pautada no menor consumo de materiais, de recursos naturais e de energia

“Como já utilizávamos as ferramentas BIM desde 2013, atendemos esta exigência com certa tranquilidade, mas foi nossa primeira experiência com uma edificação desta magnitude, onde todas as demais disciplinas, em especial arquitetura e instalações, também tinham a necessidade de serem projetadas e planejadas 100% em BIM”, explicou Claro. “O empenho de todos os profissionais envolvidos nos projetos foi recompensador, uma vez que foram emitidos quase 1.000 comentários e identificados 396 conflitos entre os projetos de arquitetura, estrutura e instalações. Esta verificação antecipada poupou muitos gastos financeiros, desgastes relacionais e impactos no prazo da obra”, acrescentou.

A obra contou com seis desafios principais: prazo, desenvolvimento de projetos, soluções rápidas e diferenciadas para produção, logística, interface com a torre moldada in-loco e duas mudanças no projeto.  Segundo Claro, havia 56 dias entre a contratação da empresa de pré-fabricados e o início da montagem, que seria um prazo razoável se não fosse outros fatores delimitantes, como tempo necessário para a formalização do contrato; desenvolvimento do projeto executivo da obra; trabalhar a compatibilização com outras disciplinas no BIM; detalhamento de um volume significativo de peças para serem produzidas, seguindo a sequência de montagem da obra; produção de um volume adequado de peças, na sequência correta, que garantisse o fluxo de montagem da estrutura sem interrupções, para as 4 equipes de montagem.

Referente ao projeto, ele explicou que antes da contratação da Leonardi, não havia sido feita a compatibilização dos projetos arquitetônico, estrutural e de instalações no BIM. Além disso, a empresa responsável pelos projetos e execução das instalações não utilizava BIM, o que levou o time de projetos do consórcio composto pelas construtoras Passarelli e Método Engenharia a transformar todos os projetos em 2D para um modelo 3D em BIM. O engenheiro Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi) foi o responsável pelo projeto estrutural.

No caso da produção, as diversas demandas do projeto arquitetônico de Jayme Lago Mestieri (Jayme Lago Mestieri Arquitetura) exigiram, por exemplo, a solução de emenda vertical das barras dedicadas ao Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); escadas especiais, que foram executadas utilizando 2 dimensões de “pisadas”, 3 “espelhos” e 14 larguras diferentes; e peças especiais. Em se tratando de logística, o trajeto da fábrica à obra passava por uma zona de restrição de tráfego em São Paulo. A interface com a torre moldada in-loco foi um desafio, pois em seu entorno seriam previstos consolos para apoio das vigas e lajes pré-fabricadas. “Embora o cronograma estabelecido previa que a torre seria concluída antes da “chegada” da estrutura pré-fabricada ao seu redor, houve imprevistos que atrasaram sua execução. Assim, foi necessário alterar o planejamento executivo da obra, desde a concretagem das fundações, à produção e montagem dos elementos pré-fabricados”, destacou Claro.

 De acordo com Claro, quando havia sido produzido aproximadamente 85% das peças e montado cerca de 60% da estrutura, houve duas mudanças no projeto. A primeira foi a ampliação do mezanino durante a construção com o pré-fabricado de concreto (antes era em estrutura metálica), que exigiu um projeto, produção e montagem, em apenas 26 dias, de 2.000 m² de mezanino complementar, composto por 86 consolos metálicos (soldados nos insertos dos pilares, ensaiados por líquido penetrante e protegidos por 250µm de pintura intumescente), 43 vigas protendidas e aproximadamente 1.960m² de lajes alveolares. “Caso não cumpríssemos este prazo, a montagem da estrutura seria paralisada”, disse.

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