INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Projetos de pequeno porte, em edificações e na área de infraestrutura mostram como o sistema construtivo atende requisitos de qualidade, produtividade, eficiência, segurança e durabilidade. Outro ponto fundamental é contribuir para a redução da pegada DE CARBONO das obras, uma vez que a pré-fabricação de concreto está pautada no menor consumo de materiais, de recursos naturais e de energia
As lajes alveolares protendidas para piso do pavimento superior foram projetadas para vãos livres de 10 metros e dimensionadas para suportar as fileiras dos jazigos que foram montados em colunas de 5 elementos, bem como os equipamentos e as instalações necessárias.
O Camarote “Os Independentes” da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no interior de São Paulo, recebeu a menção honrosa da categoria Pequenas Obras. O tradicional evento é organizado pela entidade “Os Independentes”, que solicitou a Protendit a execução de uma estrutura para comportar um camarote, cujas demandas básicas passaram pela privacidade do público acima da arquibancada, aumento da capacidade de atendimento de público e mais proximidade e melhor visualização da festa.
Optou-se pela construção de quatro edificações no topo da arquibancada existente. A dimensão da estrutura atendeu a expectativa de capacidade de público, os quesitos normativos e de segurança previstos para um palco de eventos. A edificação contou com 18 m de largura por 55 m de comprimento. Uma das preocupações do projeto estava ligado à circulação de pessoas e áreas para movimentação.
A altura total de 12 m, considerada baixa para os padrões atuais da pré-fabricação, tornou-se um desafio. “A fundação e montagem ocorreram no topo da arquibancada da arena de eventos de Barretos e as atividades de montagem de pré-fabricados com os guindastes, plataformas e carretas transportando as peças, ocorriam junto a montagem de toda estrutura para o evento”, ressaltou Alex Alves, superintendente de Operações da Protendit.
Apesar de sua magnitude, as definições de investimento e de construção acontecem em um prazo próximo à realização do evento. “Era impossível qualquer desvio nos prazos. O cronograma foi minuciosamente detalhado e monitorado, e atividades concorrentes ocorriam em diferentes turnos (noite e dia) e as etapas, em algumas situações, tinham inclusive a hora que deveriam ser finalizadas”, contou Alves. A montagem foi executada em 7 dias.
O projeto estrutural de Paulo Roberto Ferrari (Protendit) foi concebido em BIM e a análise dinâmica da estrutura foi realizada por meio do módulo de análise dinâmica do programa computacional TQS. Foram obtidos os principais modos de vibração e as frequências naturais da estrutura. Na execução das fundações, solucionadas em estacas escavadas, houve a necessidade de difíceis manobras para executar em 3 regiões distintas, no talude inclinado que ampara a arena, no topo da arena e junto aos degraus da arquibancada.
Para Alves, a aplicação de uma estrutura pré-fabricada de grande capacidade e arquitetura com balanços sob as arquibancadas não é uma solução trivial. “Entretanto, quando observadas com profundidade as necessidades do cliente de prazo, qualidade e segurança estrutural, a pré-fabricação de concreto se mostrou a solução ideal”, explicou.
O sistema de peças pré-moldadas industrializadas permitiu a redução de 60% do efetivo de funcionários, diminuindo o risco de acidentes no local, e a redução de 30% do prazo