Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 27 - dezembro de 2022

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Obras em diversos segmentos comprovam a versatilidade e adaptabilidade do pré-fabricado de concreto

Projetos de pequeno porte, em edificações e na área de infraestrutura mostram como o sistema construtivo atende requisitos de qualidade, produtividade, eficiência, segurança e durabilidade. Outro ponto fundamental é contribuir para a redução da pegada DE CARBONO das obras, uma vez que a pré-fabricação de concreto está pautada no menor consumo de materiais, de recursos naturais e de energia

Segundo a arquiteta da obra, Milena Ponciano Poppi (Topo Projetos), o uso do pré-moldado de concreto foi uma exigência do cliente, devido as características de segurança e de velocidade da construção. Contudo, o principal fator foi a sensação que o concreto passa às famílias: solidez, robustez e proteção. “Deixamos o pré-fabricado de concreto evidente para, justamente, dar a impressão de que os familiares estão bem guardados no cemitério”.

A implantação do projeto utilizou apenas 5% dos 38.000 m² do terreno, prevendo uma área de expansão, ampla área para estacionamento de veículos e grande extensão de áreas verdes. “O resultado foi uma edificação que transmite modernidade, solidez e está em perfeita harmonia com o meio ambiente onde foi edificada. Pelas suas formas ousadas e combinação de diferentes materiais se destaca positivamente e tem um grande apelo estético. Mas também cumpre com a sua função de propiciar paz, bem estar, segurança e conforto para seus usuários”, analisou João Carlos Leonardi, diretor Comercial da Leonardi.

 O edifício principal conta com uma estrutura pré-fabricada de concreto composta de pilares, vigas de apoio do piso, vigas de travamento, lajes alveolares, rampas de acesso, módulos de escada, vigas de cobertura e terças para apoio das telhas metálicas. Para o fechamento externo foram utilizados painéis de concreto armado com acabamento natural. No fechamento interno do hall principal, com 14 m de altura, foram usados painéis arquitetônicos imitando tábuas de madeira, exigindo uma forma personalizada e exclusiva para sua produção. Foi executada uma amostra para apreciação e aprovação da arquitetura.

Para ressaltar a arquitetura, o acesso ao Hall de entrada utilizou alguns pilares metálicos curvos e vigas metálicas de cobertura apoiados na estrutura pré-fabricada de concreto. As rampas de acesso foram projetadas em estrutura pré-fabricada de concreto para atender todas as premissas do projeto arquitetônico, aliado às necessidades de acessibilidade do empreendimento.

O projeto estrutural é do engenheiro Flavio Isaia (IGA Engenharia e Consultoria), que destacou que uma das principais características da obra é a mescla de soluções. “A proposta era bastante singular, pois trata-se de um cemitério com características próprias de ocupação e peculiaridades de locação dos túmulos. Houve um esmero por parte da Leonardi em proporcionar os acabamentos, a integração dos projetos com a cobertura metálica e a produção de um painel arquitetônico bem peculiar voltado para o hall interno, que trouxe uma sensação agradável e reconfortante para o local”.

Leonardi avaliou que o maior desafio do projeto foram as interações entre os diferentes materiais empregados para atender a qualidade, funcionalidade e desempenho esperados, em se tratando de um empreendimento com conceito de uso extremamente humanizado. “O grande Hall de entrada foi concebido de uma forma que remete à proteção e acolhimento devido a sua altura, formas curvas e dimensões significativas de suas vigas. O edifício que abriga 1500 jazigos foi projetado em estrutura de concreto armado que propicia a sensação de solides e segurança”.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!