INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Projetos de pequeno porte, em edificações e na área de infraestrutura mostram como o sistema construtivo atende requisitos de qualidade, produtividade, eficiência, segurança e durabilidade. Outro ponto fundamental é contribuir para a redução da pegada DE CARBONO das obras, uma vez que a pré-fabricação de concreto está pautada no menor consumo de materiais, de recursos naturais e de energia
Ao industrializar grande parte dos elementos, houve ganhos em termos de segurança, qualidade, prazo, produtividade e custos, além do menor impacto ambiental. Foram usadas formas metálicas, equipamentos, pórticos rolantes e processos industriais racionalizados. As vigas longarinas protendidas e pré-lajes foram produzidas em fábrica localizada a 413 km de distância da obra.
Na avaliação de Jorge, o maior destaque desse projeto foi a execução de obra curva com utilização de pré-lajes em balanço e também de vigas longarinas pré-moldadas, evitando o uso de escoramentos. “No caso de obras sobre linhas férreas estes escoramentos são muito lentos e perigosos, ponderou. Outro destaque foi a obtenção de nota máxima (100 pontos) na avaliação de sustentabilidade da Rumo e a certificação no Projeto Canteiro Sustentável.
Para isso, foram implantadas iniciativas como reutilização da água do ar condicionado, descarte inteligente da água proveniente da pia onde os colaboradores lavam as mãos e a reutilização das sobras de concreto e aço para produção de mesas e bancos, que foram instalados próximos à obra, gerando uma área de lazer para a população local.
Na avaliação do engenheiro projetista de estruturas Catão Francisco Ribeiro, o pré-fabricado de concreto é uma solução rápida, sem riscos, que oferece qualidade e redução de custos, ampliando a lucratividade da concessionária de rodovias. “Geralmente, OAE é feita moldada in-loco, podendo apresentar riscos de segurança e improvisação. Mas, com o pré-fabricado de concreto há sempre planejamento para produção, transporte e montagem”, explicou. Por isso, segundo ele, seu escritório de engenharia sempre cria soluções alternativas com o pré-moldado de concreto para esse tipo de obra.
Foi desenvolvida uma solução alternativa com o pré-fabricado de concreto, visto que o projeto inicial da OAE's km 89+100 previa vigas longarinas metálicas de 63,45m no vão sobre a linha férrea da Rumo, que impactaria o funcionamento da ferrovia durante a montagem das estruturas metálicas
Obra do Ano Infraestrutura: OAE’s da duplicação da Rodovia SP-270, Raposo Tavares, do km 86+900 ao 89+700
Localização: Sorocaba, São Paulo
Área construída: 2.764 m²
Construtora: Tranenge Construções
Início da obra: Março de 2021
Término da obra: Julho de 2022
Projeto Estrutural: Catão Francisco Ribeiro (Enescil Engenharia de Projetos)
Empresa pré-fabricadora: Tranenge Construções
Pequenas Obras
O Cemitério Vertical – PAF foi o vencedor na categoria Pequenas Obras. Situada em Franco da Rocha, em São Paulo, foi projetado pelo escritório de arquitetura Topo Projetos, baseado em três premissas: tecnologia e modernidade, rapidez e em uma abordagem da morte de maneira social e cívica. O local é considerado o primeiro cemitério ecológico totalmente coberto do país. Com tecnologia de ponta vinda da Itália, os equipamentos garantem a eficiência na filtragem dos gases gerados oriundos da decomposição da matéria orgânica, reduzindo drasticamente a emissão de H2S (sulfeto de hidrogênio) na atmosfera e também eliminando qualquer odor que possa ser perceptível ao ser humano.