INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Nesta matéria especial, a Revista Industrializar em Concreto destaca as características dos projetos homenageados em todas as edições do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, ressaltando como a ousadia, a inovação, a beleza, a qualidade, a segurança, a sustentabilidade e a produtividade estão sempre contempladas nas obras realizadas pelo setor
O projeto Terminal Aeroportuário de Vitória foi pensado para ter uma solução de uma estrutura mais pesada, com menos movimentação de peças
O Campo de Provas da Mercedes-Benz no Brasil, situado em Iracemápolis, no interior de São Paulo, ganhou o Destaque do Júri Inovação. Maior estrutura com esta finalidade no Hemisfério Sul, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico de caminhões e ônibus, aplicando fortemente o conceito de Indústria 4.0. Com investimentos de R$ 90 milhões, o local reúne o que há de mais avançado em tecnologia de simulações e testes. São 16 pistas de testes (14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra), numa extensão total de 12 km. Cada placa de concreto das pistas de durabilidade mede 5 metros de comprimento, com várias medidas de largura, e pesam de 15 a 18 toneladas, o que exigiu uma complexa obra de fundação.
A técnica de construção civil e os materiais utilizados asseguram 30 anos de uso sem alteração na consistência da fundação e das placas. Além disso, o projeto exigiu dos construtores uma tolerância máxima de 5 mm na superfície das placas. Este foi um grande desafio encarado e vencido pela engenharia civil brasileira. A construção teve como base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha. A Minerbo-Fuchs foi a empresa responsável pelo projeto executivo e pelo gerenciamento da obra. A Leonardi Construção Industrializada forneceu as estruturas pré-fabricadas que compuseram os pavimentos especiais da pista.
Destaque do Júri: Campo de Provas da Mercedes-Benz e Duplicação da SP-147
O Campo de Provas também traz a avançada tecnologia de conectividade do Driver Guidance System, que se destaca por trazer conceitos da Indústria 4.0. O sistema permite conexão global de todas as pistas de testes de durabilidade do Grupo no mundo. Dessa forma, os engenheiros podem acompanhar, em tempo real, todos os veículos que estão sendo testados em qualquer um dos Campos de Provas. Com o sistema de monitoramento de altíssima precisão, é possível verificar todos os dados e informações que estão sendo avaliados num exato momento pelas equipes de desenvolvimento.
O Destaque do Júri Sustentabilidade foi para implantação das Obras de Artes Especiais da duplicação SP 147 – Rodovia Eng. João Tosello, trecho entre Engenheiro Coelho e Limeira, no interior de São Paulo, mais especificamente com o projeto alternativo de uma ponte para o tráfego sobre o Ribeirão Tabajara. A obra teve projeto estrutural de Catão Francisco Ribeiro, da Enescil Engenharia de Projetos, e estrutura de pré-fabricado de concreto fornecida pela Tranenge Construções.
O projeto executivo previa a estabilização dos aterros com solo reforçado. No entanto, por conta da data limite para entregar a obra e do prazo necessário – 750 dias – para essa estabilização, além do fato de ele ser iniciado em períodos de chuva, houve o desafio de elaborar um projeto alternativo para substituir os trechos em solo reforçado das cabeceiras da ponte com vão único de 20,60m, que estava concebido no projeto da Arteris.
Como o terreno do trecho de solo reforçado não tem resistência superficial para trabalhos com equipamento pesados, optou-se por um projeto alternativo com obra de arte especial contemplando toda extensão da ponte projetada e acessos às cabeceiras que somam 200m, adotando como premissa básica o uso de elementos estruturais pré-fabricados leves, de modo a evitar impactos ao meio ambiente e à necessidade de trocas ou reforços de solo para acesso de equipamentos. A utilização do pré-fabricado de concreto foi essencial para viabilizar a obra no cronograma pré-determinado e dentro dos custos pré-fixados.